Livraria da Folha

 
21/05/2010 - 10h39

Editora relança "Os Gatos", livro de T.S. Eliot que deu origem ao musical "Cats"

da Livraria da Folha

Divulgação
Os poemas narram as estripulias de um curioso grupo de gatos
Os 15 poemas narram as estripulias de um curioso grupo de gatos

"Dar nome a um gato é coisa complicada/ E não é tema para brincadeiras": as primeiras estrofes do poema "O Nome dos Gatos", do britânico T.S. Eliot (1888-1965), mostra a seriedade e a delicadeza com que o autor trata dos bichanos no livro "Os Gatos", relançado pela Companhia das Letrinhas com novas ilustrações, assinadas pelo artista alemão Axel Scheffler.

O livro, em pré-venda na Livraria da Folha, surgiu de forma curiosa. Ao longo da década de 1930, Eliot escreveu uma série de poemas sobre felinos e deu de presente a afilhados e amigos, e enviava os textos por cartas, que assinava como "O Velho Gambá --apelido cunhado por Ezra Pound (1875-1982).

Os poemas narram as estripulias de um grupo de gatos, entre eles o temível Mac Anália e o mágico Sr. Mistófelis, além do velho Deuteronômio e do turrão Rin Tim Tan Tam. Em 1939, amigos de Eliot o convenceram a publicar a obra, pela graça e sutileza dos textos.

À época, o poeta já havia se tornado um dos grandes nomes da literatura do século 20-- seu livro "Terra Devastada" reorganizara a poesia inglesa e, como crítico, revelou escritores como James Joyce.

Tendo se tornado um dos trabalhos mais conhecidos de Eliot, "Os Gatos" serviu de base ao musical "Cats", que estreou em 1981 e se tornou um dos mais célebres espetáculos da categoria. T.S. Eliot recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1948.

 
Voltar ao topo da página