Livraria da Folha

 
21/05/2010 - 18h12

Adaptação de romance de Jorge Amado estreia nos cinemas

da Livraria da Folha

Estreia nesta sexta-feira (21) "Quincas Berro D'Água", filme baseado no livro "A Morte e a Morte de Quincas Berro D'Água", de Jorge Amado.

Divulgação
Paulo José é o protagonista de adaptação de "A Morte e a Morte de Quincas Berro D'Água"
Paulo José é o protagonista de adaptação de "A Morte e a Morte de Quincas Berro D'Água"

A novela foi publicada pela primeira vez na revista "Senhor", sendo editada na forma de livro posteriormente. Quincas é um homem que abandona sua vida exemplar para passar as noites bebendo pelos bares de Salvador.

A família, envergonhada, perdeu o contato com o homem até receber a notícia de que ele foi encontrado morto. Sua filha tenta apagar os anos de bebedeira retomando a imagem que o pai possuía antes. Durante o velório, seus amigos de farra aparecem e o levam para a última festa antes do enterro.

O texto foi pensado para integrar a coletânea de contos "Pastores da Noite", adaptado pela Rede Globo em forma de microssérie. Em 1975 foi levado aos cinemas estrelado por Antonio Pitanga.

Jorge Amado mantém em toda a sua produção o foco voltado para o povo simples e as situações cotidianas da cidade de Salvador. Seus personagens são os marginalizados, como prostitutas e malandros, que apesar da vida difícil não perdem o humor.

Suas obras receberam diversas adaptações para a televisão, teatro e cinema. "Dona Flor e Seus Dois Maridos", que mantém o recorde de público de um filme nacional, foi levado para as telonas em 1976 com Sônia Braga, José Wilker e Mauro Mendonça no papel do triângulo amoroso.

A adaptação de "Capitães da Areia" está prevista para 24 de setembro de 2010 e "Os Velhos Marinheiros" deve ter suas filmagens finalizadas ainda este ano.

 
Voltar ao topo da página