BRASIL : MUNDO : DINHEIRO : COTIDIANO : ESPORTE : INFORMÁTICA : ILUSTRADA : EM CIMA DA HORA : GALERIA DE IMAGENS
  Folha Online > Mundo > EUA em Guerra
BUSCA
HISTÓRIA DOS ESTADOS UNIDOS

Cronologia das reações dos EUA após atos terroristas

25.abr.1980 - Os EUA fazem uma megaoperação para resgatar 52 reféns norte-americanos sequestrados estudantes islâmicos na embaixada norte-americana de Teerã. A operação fracassa. O resgate só ocorre nove meses depois, em janeiro.

dez.83 - os norte-americanos bombardeiam tropas sírias no Líbano, depois que um atentado com carro-bomba, que matou 239 soldados

abr.86 - bombardeio noturno de Trípoli e Benghazi, depois dos atentados de 27 de dezembro em Roma e Viena (20 mortos) e de 5 de abril de 1986 contra soldados norte-americanos em uma discoteca de Berlim (2 mortos e 204 feridos), atribuídos a Líbia. O ataque deixou 37 mortos e uma centena de feridos.

27.jun.93 - a marinha norte-americana lançou 23 mísseis de cruzeiro Tomahawk contra a sede dos serviços de inteligência de Bagdá (Iraque), como represália depois de uma tentativa de assassinato do ex-presidente George Bush: 6 civis morreram.

20.ago.98 - os EUA atacam uma base terrorista no Afeganistão (20 mortos, segundo fontes afegãs) e uma fábrica farmacêutica de Khartum, acusada de produzir armas químicas (dez feridos). As forças norte-americanas lançaram 75 mísseis de cruzeiro Tomahawk de sete embarcações que estavam no Mar Vermelho e no Mar da Arábia.

Foi a resposta aos dois atentados na África, com carros-bomba, ocorridos 13 dias antes nas embaixadas norte-americanas de Nairóbi (Quênia) e Dar es Salaam (Tanzânia). Esses ataques deixaram 224 mortos, entre eles 12 norte-americanos. Houve mais de 5.000 feridos.

 Animações
Correios contra o antraz

Exposição e contaminação do antraz

Saiba mais sobre a bactéria antraz
Veja como funciona a bomba de fragmentação
Saiba como é o míssil antibunker
Conheça a região atacada pelos EUA
 Entenda o caso
Saiba tudo o que aconteceu nos EUA com infográficos, artes interativas, fotos
e textos explicativos
 Imagens
Reprodução
Veja álbum especial de fotos sobre o assunto
 Bate-papo
Converse com outros internautas
  

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.