Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Conflito israelo-palestino

Negociações de paz entre israelenses e palestinos estão paralisadas desde o começo deste ano.


Mais resultados: 1 2 3
Comentários dos leitores
mauro halpern (120) 02/02/2010 13h00
mauro halpern (120) 02/02/2010 13h00
aaaaaaaaaaaaaa esta é boa. Terroristas palestinos mataram civis israelenes POR ENGANO. atacam as cidades milhares de vezes, dia após dia. e dizem que mataram por ENGANO. mais de 30.000 mísseis.
tudo por engando.
E tem gente que acredita em qualquer coisa mesmo.
sem opinião
avalie fechar
eduardo de souza (635) 31/01/2010 10h25
eduardo de souza (635) 31/01/2010 10h25
China e Rússia alertam sobre possível ataque de Israel contra o Irã. 2/3 das forças marítimas já atravessaram o canal do Suez. Bombas nucleares estão a bordo dos submarinos... Se atacarem o Irã, será deflagrada a guerra mundial, alertou o serviço de inteligência da China e da Rússia.
-----------------x-----------------x------------------x---
Israelitas e N. Amer. já que gostam tanto de terror porque não se atacam mutuamente e deixam o mundo em paz. Compreendo que a insensatez, o sentimento de inferioridade, o ódio por tudo que é bom, tem seus traumas. Porém, conduzir um planeta inteiro a desgraça somente para satisfazerem suas alucinações, passou dos limites, meus caros.
Se forçarem mais do que estão forçando, não haverá lugar que possam se esconder. O ódio que a humanidade pegará contra vocês será único, jamais visto até hoje.
Sei que não adianta nada falar com surdos. Se continuarem por esse cominho, haverá levante e a guerra, que tanto querem, realmente acontecerá.
Insanidade tem limites. No mundo de Homem meus caros, a conversa não é feita com blábláblá. Se quiserem guerra, que venham então. Tava demorando prá humanidade começar a se matar, quem sabe esse planeta fica melhor sem a raça humana que em tudo que toca, apodrece.
14 opiniões
avalie fechar
Marcello Sokal (107) 28/01/2010 19h13
Marcello Sokal (107) 28/01/2010 19h13
Incrivel o grau de desfaçatez de algumas pessoas,dizer que a Palestina era um terra de ninguém,isso é uma afirmação vazia e mentirosa,basta fazer uma rápida pesquisa histórica. Em relação ao genocidio dos indigenas norte-americanos - está tudo certo pois foi o homem branco que praticou a matança para expandir suas fronteiras?.Lamentavel ponto de vista mas bem na linha colonialista do sionismo,que nunca pretendeu haver dois estados,vide as AÇÕES que a mais de 60 anos só visam a obstruir,manipular e não permitir qualquer chance de estabelecimento da nação palestina - o verdadeiros donos das terras - e não os sionistas/judeus ali implantados pelos europeus para se livrar de um grupo que ninguém quer por perto. Seus atos falam por si,suas táticas genocidas e uso de armas proibidas e ilegais mostra bem com quem estamos lidando. Tem aindas a ocupação de terras (com a expulsão das famílias que ali viviam há séculos) e demolição de casas sob a mira de tanques de 60 toneladas,tratores e soldados fortemente armados. E tudo encoberto sob o manto da madrugada para ficar menos evidente aos olhos de quem não os conhece bem. O número de vitimas de cada lado mostra bem quem é a vitima e quem é o agressor. E eles que sempre vivem em "perigo de exterminio".....aprendam,senhores,a enxergar quem é o verdadeiro algoz e que precisa ser detido,a todo custo. Já se passou muito tempo,muito sangue inocente já correu,Israel tem de pagar por seus crimes!. 11 opiniões
avalie fechar
J. R. (1266) 28/01/2010 13h32
J. R. (1266) 28/01/2010 13h32
CONT ... distância do "tiro de canhão" ainda adotada pelos U-S-A ... para os outros. Não quero ser expert no assunto, mas os mapas mostrados no site que já indiquei são bastante elucidativos, e é possível localizar pelo googlearth e medir as distâncias, para quem tiver interesse. A trilionaria empresa israelense que exerce o monopólio com suas subsidiarias na faixa de Gaza chama-se The Israel Corp. e também a afilhada Israel Chemicals. Correndo mais uma vez o risco de desclassificar vez minhas fontes, procure no haaretz.com o item 982107.html ! Infelizmente não se pode indicar o link aqui por motivos de segurança. 4 opiniões
avalie fechar
Cristiano Garcia (413) 27/01/2010 22h15
Cristiano Garcia (413) 27/01/2010 22h15
Esse episódio de ódio fanatico contra uma mesquita, é um ato de insanidade, que ora flui do lado palestino, ora do lado judaico. Acredito que a maioria dos judeus e palestinos, desejam a paz. Mas a atitude de pessoas fanaticas apenas torna as coisas mais dificeis.
Aqui no post da Folha, muitos fanaticos que se dizem cristãos e simpatizantes do Israel biblico, pregam a destruição dos Palestinos. Tudo isso em nome de Deus, Jesus, etc.
A unica maneira de se alcançar paz, se encontra no respeito pelas diferenças. Se todos nós aprendermos respeitar as convicções pessoais do nosso semelhante, então o mundo será um lugar melhor.
11 opiniões
avalie fechar
J. R. (1266) 27/01/2010 17h08
J. R. (1266) 27/01/2010 17h08
Embora os franceses tenham negado veementemente o envenenamento de Arafat, o que é certamente correto devido ao tempo e a natureza da doença, também é fato que os jornais de Israel espalharam a versão de aids, sendo a contaminação por vírus bastante coerente com o período da infecção que generalizou. É provável que os franceses saibam a verdade mas não divulgaram para não piorar as coisas mais, além de ser inútil. E não apenas, desde a muito os hasbaristas já estavam na campanha difamatória contra Arafat, acusando-o de enriquecimento ilícito envolvendo investimentos em cassinos em Israel, boliches em NY, conta milionária em banco israelense (?) e outras difamações. A prática sempre tem sido a eliminação das lideranças palestinas, e nesse caso visava abrir caminho para a exploração dos poços de gás, que Israel sempre foi contra. Agora quem está por trás da concessão? Israel, obviamente, em um esquema bem montado com os libaneses da CCC, com a anuência de Blair pela BG e Abbas pelo Hamas, usando o cobiçado PIF. Alguns senadores americanos que namoram o PIF e vivem visitando o governo de Israel dão pistas bastante interessantes para quem quiser especular, mas para mim bastam os fatos em si, como os seguidos bloqueios promovidos por Israel para o acesso aos recursos pelos palestinos antes de Abbas. Com relação a tamanhos de plataforma marítima, existem muitos tratados, obviamente o que é seguido por Israel não é a distância do "tiro de canhão" ainda adotada pelos U-S-A ... para o 3 opiniões
avalie fechar
Wilson Cohen (23) 26/01/2010 03h34
Wilson Cohen (23) 26/01/2010 03h34
Não existe guerra justa. Sempre alguém se lasca no final dela. Israel e os árabes tiveram a mesma oportunidade de proclamar seu estado. A Palestina era terra de ninguém, sim. Sem governos legítimos por muito tempo, turcos, mamelucos, britânicos. Os árabes optaram pela guerra influenciados pelos outros árabes, que deixaram seus irmãos do jeito que estão até hoje. Israel recebeu todos os seus refugiados expulsos dos países árabes onde deixaram tudo também. Ninguém fala disso. Depois da guerra as fronteiras tem que ser negociadas. Se os árabes tivessem vencido a historia seria outra, mas não foi. Israel tem pago um preço enormes de vidas para ser o que é hoje, sozinho. Agora é negociar. Os palestinos não conseguem se entender, como querem ser uma nação? Alguém que afirma que os americanos tomaram a terra dos indios, tem proposta de que os indios brasileiros retomem toda a terra brasilis? Não tem como mudar isso. O mesmo acontece com a questão árabe-israelense. 3 opiniões
avalie fechar
mauro halpern (120) 20/01/2010 16h36
mauro halpern (120) 20/01/2010 16h36
sr sokal
ahááááá
em 1948 foi estabelecido que ali seriam construidos dois estados. israel construiu o seu, e os arabes? nao construiram pois entraram para arrebentar israel. entao quem nao fez o seu estado palestino (na época e até agora), ocupado por jordania e egito...foram os palestinos. eles brincavam de destruir israel (alguns ainda brincam)
enquanto nao reconhecerem nao terao nada.
assim é que funciona.
25 opiniões
avalie fechar
Marcello Sokal (107) 14/01/2010 18h26
Marcello Sokal (107) 14/01/2010 18h26
Juarez: A questão é complexa,por certo. Sempre existiram povo oprimidos e povos opressores desde que o mundo é mundo,mas a questão da criação do estado "judeu" (na verdade sionista,como imagino devas saber), traz toda uma série de consequências em si mesmo.Veja a situação da terra que os sionistas dizerem ser desocupada - uma grossa e deslavada mentira - e que por isso poderia ser "ocupada" e passar a ser "desenvolvida" (mais ou menos como os norte-americanos fizeram com os pele-vermelhas,verdadeiros ocupantes das terras).A criação do estado judeu presupoem democracia,certo? errado!. Pois os judeus têm privilégios negados a outros (por exemplo: a população arabe que forma 1/5 do país). Quem é judeu? quem segue o judaísmo?.Nenhum outro critério?isso deve garantir cidadania automática em Israel?. Veja a definição de terras em 1948 e a atual.Em 1948 existia a previsão do estabelecimento de dois estados,os fatos reais mostram outra coisa, a anexação e ocupação de terras alheias pela força das armas sob o sacrossanto direito da "auto-defesa". Os sionistas nunca tiveram a intenção de permitir a criação de outro estado (a "grande Israel")As guerras foram fundamentais para gerar unidade e unir as pessoas em torno do projeto de nação e assim justificar todo e qualquer ato que fosse praticado,mesmo os ilegais,imorais ou injustos.A sensação de extermínio a qualquer momento foi usado - e o é usado até hoje - para salvaguardar atos condenavéis e abominaveis. 6 opiniões
avalie fechar
samuel kosminsky (101) 12/01/2010 10h23
samuel kosminsky (101) 12/01/2010 10h23
mais um muro
agora começara revolta das ongs, direitos humanos, bem intensionados e por ai vai
enquanto isso o circo pega fogo na Malasia, Egito, Ira e por ai vai
4 opiniões
avalie fechar
Juarez Ribeiro Batista (31) 09/01/2010 15h11
Juarez Ribeiro Batista (31) 09/01/2010 15h11
Tiago, a palestina nunca foi um território exclusivamente árabe. Os árabes eram a maioria, mas lá viviam judeus desde os tempos antigos. Os judeus são mais antigos na palestina que os árabes. Não se esqueça que os árabes são invasores assim como os romanos eram invasores. Sucessivamente ocorreram invasões de romanos, árabes, turcos e britânicos. A palestina só existiu como país, nação só com o estado antigo de Israel. Depois sempre foi uma região ocupada. Os judeus que permaneceram lá sempre tiveram direito histórico a um país soberano porque os árabes são invasores. Embora sejam os judeus europeus que praticamente criaram o estado moderno de Israel, os judeus palestinos tiveram participação nesta criação, pois lá viviam sob domínio estrangeiro e nunca tiveram força política e econômica, coisa que os judeus europeus e americanos tinham e têm. Portanto, os judeus têm direito à terra de Israel e é aí que se resume a questão judeu-palestina. De um lado achar que o outro não tem direito. A verdade é que ambos os povos tem esse direito, embora no aspecto histórico, os árabes sejam os invasores que vieram com a expansão do islamismo. 15 opiniões
avalie fechar
Juarez Ribeiro Batista (31) 09/01/2010 14h53
Juarez Ribeiro Batista (31) 09/01/2010 14h53
tiago, a questão palestina é legítima, ninguém nega isso. A questão é que os árabes nunca reconheceram Israel como país, tanto que após a fundação de Israel atacaram o estado judeu. O Egito quando reconheceu Israel como nação teve o seu presidente assassinado em atentado terrorista. A palestina só teve um certo avanço quando o radicalismo diminuiu e Arafat abandonou o terrorismo. Mas o Hamas e outros grupos radicais deram continuidade ao terrorismo impedindo o estabelecimento do estado palestino. É uma coisa tão lógica. Se o Hamas abandonar a luta armada, Israel não terá argumento para não reconhecer um estado palestino assim como o Hamas não reconhece o estado judeu. Mas os árabes não têm a visão de um Mahatma Gandhi. Questão cultural. 3 opiniões
avalie fechar
Juarez Ribeiro Batista (31) 09/01/2010 14h39
Juarez Ribeiro Batista (31) 09/01/2010 14h39
Sokal, o seu erro é achar que há uma lado bom, os árabes e um lado mau, Israel e os EUA. Ninguém é santo rapaz. Ali é cobra querendo engolir cobra e o pior que usam a religião para atender aos seus interesses. Como dizia Marx, a religião é o ópio do povo. Se os árabes não estivessem em guerra com os judeus, estariam em guerra consigo mesmos, porque nunca foram unidos. A verdade é essa. Então aquela região é instável não somente por causa dos judeus, mas pela cultura em sim. É como na África que é difícil definir os territórios para as tribos que compõem as nações e por isso lá a guerrilha lá é muito ativa. Vejam o caso recente do ônibus da seleção do Togo metralhado por uma tribo separatista. No oriente médio, o contexto é o mesmo. Cito os curdos que vivem em vários países inclusive o Irã, mas sempre lhe foi negada a soberania. O Afeganistão antes da invasão americana sempre foi dividido em tribos rivais que se odeiam. O que quero dizer é o seguinte: sem Israel ou os Estados Unidos, o oriente médio sempre estaria em guerra. É cultural. Os palestinos nunca tiveram um país, pois a palestina sempre foi um território ocupado. Antes era o império otomano, então se torna difícil definir territórios para cada nação. O Iraque mesmo é um pavio de pólvora, nunca foi uma nação, pois é dividido entre sunitas, xiitas e curdos que são forçados a viver sob uma única bandeira e se odeiam. O ideal seria a separação, mas como separar se as fronteiras tribais são incertas? É muito complexo. 1 opinião
avalie fechar
Marcello Sokal (107) 06/01/2010 12h11
Marcello Sokal (107) 06/01/2010 12h11
Vejam bem como os sionistas agem,vejam sua capacidade de mentir e enganar os incautos.Vejam a pérola que um tal mauro ganandi (ou algo assim pouco me importa) escrever:sim, foi o exercito israelense que matou CIRURGICAMENTE um unico terrorista SEM MATAR, COMO SEMPRE DIZEM, MULHERES, CRIANÇAS, VELHOS.
Israel mata cirurgicamente apenas os terroristas, sempre que possivel, e é o unico exercito do mundo a fazer isso de forma tao cuidadosa.
Um exército que usa arma de fósforo branco, munição flecha disparada de tanques Merkava de 60 toneladas,tem a tortura como método principal de interrogatório,que já cometeu todo tipo de atrocidade e crime de guerra. Expulsam os verdadeiros donos das terras na calada da noite para permitir a expansão de seus assentamentos ilegais. Um exército que rotineiramente usa snipers para assassinar crianças,mulheres e idosos. Um exército que ataca escola,universidade,ambulância,mesquita e edificios públicos. Um exército que atacou toda uma área civil sem escolher alvos. Umj exército que comandou deiversos massacres de civis - vide Shabra e Shatila.
Vejam bem a natureza do mal que precisa ser combatido senhores.Entendam a extensão de onde seus atos podem chegar se não forem detidos de uma vez por todas. A verdade dos fatos não pode ser encontrada nos veículos de comunicação comandados por eles,para permitir seus continuados crimes,deve ser buscado fontes independentes,aí as coisas começam a ficar mais claras.
17 opiniões
avalie fechar
samuel kosminsky (101) 04/01/2010 23h18
samuel kosminsky (101) 04/01/2010 23h18
so queria saber se jerusalem e para ser capital de gaza ou cisjordania, uma vez que os 2 ultimos sao inimigos mortais 1 opinião
avalie fechar
Carlos Lobitsky (1819) 03/01/2010 22h36
Carlos Lobitsky (1819) 03/01/2010 22h36
Este conflito entre irmãos Palestinos e Israelenses, me intriga muito.
Ambos são filhos de Abraão, ambos são parentes de sangue.
Esta "idéia de dominação de ambos os lados não é um ato que venha do passado distante, é sim um ato politico do presente"
Não importa quem começou com este ato insano de "eu sou melhor que voce", isto é proprio dos que se sentem inferiorizado.
E não há entre irmãos ou parentes motivação para que um seja melhor que o outro.
Quem poderia dizer voce é melhor é o PAI, só ELE, poderia dizer isto, e ELE NÃO DIZ, POIS PARA ELE TODOS SÃO IMPORTANTISSISSIMOS.
Todos os dois lados se completam como um corpo que não vive só sendo metade, isto não pode e não deve ser esquecido, por ninguem.
Espero mesmo ver ainda nesta vida a "Verdadeira Paz entre estes dois IRMÃOS, ISRAEL E PALESTINA tanto a do Hamas como do Hesbola e do Fatah.
QUE O PAI ORIENTE O CORAÇÃO DE TODOS OS HOMENS, INCLUSIVE DESTES HOMENS.
17 opiniões
avalie fechar
mauro guanandi (72) 13/12/2009 18h43
mauro guanandi (72) 13/12/2009 18h43
senhor moderador
o sr de souza tem EXCLUSIVIDADE para escrever aqui?
estou AUTOMATICAMENTE sem possibilidade de escrever ao forum? a folha funciona assim?
8 opiniões
avalie fechar
eduardo de souza (635) 12/12/2009 00h07
eduardo de souza (635) 12/12/2009 00h07
Sobre a materia "Vândalos atacam mesquita"
Deixo um comentário para reflexão...
Apesar de ter sido escrito palavras em hebráico nas paredes, quem garante que foram israelitas que fizeram o ataque. Da mesma forma não podemos garantir que "homens bombas são islâmicos".
Podem estar por trás desses atentado "outros", no intuíto de promover a discórdia, a guerra e a desunião dos humanos.
Não defendo ações extremistas de nenhuma força, se tiver que haver guerras que sejam então "guerra", mas com inimigos que se vejam, que se saibam quem são. Isso se tiver que haverem guerras. Melhor que não ocorra, pois guerra é um monstro grande e pisa forte, acabando com o sonho de toda gente(mercedes sosa)...
Na atual tecnologia, é necessário câmeras de video para apuração de verdades... Podem todos terem uma surpresa, podem os inimigos serem outros...
Que a paz nunca seja esforço gasto em vão, que a paz seja ausente de guerras. PODEMOS HUMANOS, SE QUISERMOS.
16 opiniões
avalie fechar
eduardo de souza (635) 05/12/2009 17h51
eduardo de souza (635) 05/12/2009 17h51
Como é que é mauro guanandi, não entendi? "Mata cirurgicamente"... Cara vá procurar um psicólogo e um psicanalista urgente, cê tá precisando...
Veja bem, não faça das suas palavras as palavras do seu povo, você não tem autoridade para isso. Judeu, meu amigo, tem bom também.
7 opiniões
avalie fechar
eduardo de souza (635) 05/12/2009 17h21
eduardo de souza (635) 05/12/2009 17h21
Pô, José Ribeiro da Silva, " pragas destinado po9r Deus", não é muito Deus? :0)
Fala aí mauro guanandi, como cê tá, bem..., meu amigo virtual...
Se invoca não cara, desencana que a vida engana.
Somos todos brasileiros, ou será que não??? ;0)
6 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (41)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página