Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Eleições nos EUA

Corrida presidencial nos EUA tem início com primeira rodada de prévias partidárias no Estado de Iowa.


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos
Comentários dos leitores
zilda moraes (2) 10/11/2008 15h07
zilda moraes (2) 10/11/2008 15h07
Em relação a matéria sobre pastrores celebrarem missas, o usual é pastores celebram cultos ou reuniões, missas geralmente são os padres que as celebram. 3 opiniões
avalie fechar
Mal a eleição dos Estados Unidos definiu o novo presidente para o próximo mandato, estabeleceu-se uma forte aposta sobre grandes mudanças. Em destaque, com a vitória de um líder negro para o mais alto cargo do país mais importante do planeta, a discriminação racial deve perder o seu peso. Sobe Obama, desce o preconceito.
Contudo, o novo presidente conseguirá apenas arranhar (com muito favor) o verniz que se sobrepõe às questões raciais. O ponto central do assunto não se encontra exatamente na aparência dos acontecimentos e nas rodadas de conversações tanto familiares quanto escolares, cuja tentativa, de boa fé, é a de defender igualdade para todos, mas na incompreensão profunda que se estabelece psicologicamente desde a infância, difundida através da postura que discrimina consciente e, sobretudo, inconscientemente. Ou seja, não nos damos conta de que somos preconceituosos porque não conseguimos reconhecer tal situação em nós mesmos. Acreditamos inocentemente no que diz o pensamento, mas voltamos as costas às emoções que dizem outra coisa. É o auto-engano.
Sob o véu da aparência da boa vizinhança social, se oculta o preconceito racial (além de outros), levando-nos a uma exposição distorcida entre o que se crê e o que se faz de fato. Dói perceber a discriminação, mas dói ainda mais ter de encarar a si mesmo como parte de tal condição, seja pelo silêncio consciente, seja pela indiferença inconsciente, ao afirmar para si próprio que nada tem a ver com a questão.
14 opiniões
avalie fechar
Ellen . (223) 10/11/2008 07h54
Ellen . (223) 10/11/2008 07h54
O termo "potência econômica" criado com o surgimento dos "Estados fortes" pós-westfalianos reforçou a justificativa de que "existem poderosas nações com povos superiores", concomitantemente aos povos "inferiores". Grosso modo, essa falsa denotação "potência" apenas serviu e ainda serve para justificar a exploração de povo a favor de outros. Esse termo se fortaleceu com a Inglaterra que durante séculos dominou, junto com outras "potências" 1 quinto do mundo. Hoje é utilizado pelos EUA para justificar seus atos de bandidagem ao redor do mundo. Da mesma forma, "potência bélica" é utilizada como demonstração de grandiosidade enquanto milhares de pessoas morrem ao redor do mundo em decorrência desta "superioridade".
Agora um brasileiro ligar potencia econômica e bélica com dignidade norte-americana é a prova concreta de como as pessoas são manipuladas com inverdades mundo afora. A história é clara, basta ter acesso a ela!
Ser uma grande potência "economica" enquanto seu próprio sistema mata 35 mil crianças de fome por dia realmente só pode dar inveja à pessoas egoistas demais.
Não quero q meu país seja uma "potência econômica", quero q ele seja justo. Afinal, do que adianta um povo pertencer a uma grande "potência" sendo ignorantes como são. Ontem mesmo encontrei uma estadunidense q me perguntou onde ficava o Brasil.
A globalização é ambigua: ao mesmo tempo q oferece mais acesso à informação, deixa as pessoas mais idiotizada....
197 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3538) 09/11/2008 20h14
josé reis barata barata (3538) 09/11/2008 20h14
A amiga Ellen (07/11, 07h50) repete uma frase que procura grafar o que penso do povo dos EU.
O vigor e paixão que escorrem das letras da considerável opinião dela, ainda que fim de semana quando me afasto desta diversão com palavras,compeliram-me a um curto e rápido adendo.
Enquanto me detinha a redigir meu texto que serviu de supedâneo para ela, pensava em uma máxima de Rochefocauld:"O que torna a vaidade dos outros insuportável é que fere a nossa".
Invejamos os "americanos" e o pior, enquanto Nação,merecem toda nossa inveja sim.Não tanto pelos fatos e história que usas em episódios escolhidos que não guardam semelhança com o fato eleitoral em epígrafe; mas que ainda assim,também espelham "cidadania, dignidade, preparo e desenvolvimento intelectual; e, o mais importante, civismo";pois,haverás de convir,sem estes fatores de personalidade jamais seriam a potência econômica e bélica que são; ou não são?.
Amiga:o invejoso não é aquele que quer o que o outro tem;não,é aquele que não quer que outro tenha o que tem.Desconsiderando o segundo invejoso pela pequenez de caráter;o primeiro, o que quer o que o outro tem, carece de duas causas; "uma moral, a saber,a vontade que determina o ato;outra física, a saber, o poder que a executa...Que um paralítico deseje correr e um homem ágil não o queira, ambos ficarão no mesmo lugar.".
A vaidade deles,além do que arrolei,portanto,possui algo mais:"vontade e capacidade".Foi o que constatei,nada mais.
Sds. barata's
125 opiniões
avalie fechar
M Mig (2308) 09/11/2008 15h17
M Mig (2308) 09/11/2008 15h17
Lá vai a bajulação de Evo e lula....
Essa tentativa de aproximação é patética, ninguem no resto do mundo concorda com a forma de governo dos dois.
9 opiniões
avalie fechar
Fernando Almansa (17) 09/11/2008 10h50
Fernando Almansa (17) 09/11/2008 10h50
É triste ter de ler comentários como este do Sr. Carlos Lobitsky. Esses petistas roxos parecem que vivem num contos de fadas. Tapam o sol com a peneira, nao querem admitir e ver a verdade.
Essa historia de cutucarem o FHC por socorrer os bancos hoje soa como piada, principalmente quando o LULA está liberando bilhões para socorrer as montadores brasileiras. Seria diferente isso? Nao, mas os petistas roxos nao se dão conta disso.
O Sr. Lula teve muita sorte em pegar um país que havia derrotado a inflação, havia com anos e austeridade fincado as bases da economia atual. O Sr. Lula está apenas colhendo louros do plano real. Por que é dificil admitir isso?
Mas o que o Sr. Lula e o PT querem é a volta da CPMF, se não bastasse todos os meses a União bater recordes em arrecadação. Os PeTralhas querem mais pra sustentar a PeTezada que se apossou dos cargos comissionádos do governo Lula. tudo para gerar dizimo ao PT. Voces tem idéia de quantos cargos foram criados no governo Lula para a PeTezada? Eles esquecem disso, mas nao esquecem de FHC. Ta na hora do PT amadurecer e saber a alternância de poder é muito benefica para a democracia. E estamos anciosos para a Sra. Dilma ser repelida nas urnas, pois o PT só tem o LULA e sem ele nao vao conseguir emplacar nenhum nome para concorrer ao Planalto.
E olha que a reportagem era sobre a Sara Palin... rsss
16 opiniões
avalie fechar
Luiz Castro (295) 08/11/2008 23h23
Luiz Castro (295) 08/11/2008 23h23
Vendo o Marcos Melara tentando explicar o inesplicável me veio essa comparação feita por um amigo:
"...a diferença fundamental entre os americanos e brasileiros é que enquanto nós, criados na cultura católica podemos "pecar a vontade" durante semana com a certeza que o padre nos irá perdoar no domingo, os norte americanos, protestantes e seguidores da bíblia ferrenhamente, passam a vida inteira sem saber se serão salvos ou não..."
No mais caro Melara, melhor não tentar já que é mais fácil você ter cortado a grama dos seus dois vizinhos enquanto eles tomavam sua caipirinha...
15 opiniões
avalie fechar
Jonathan Tarja Preta (36) 08/11/2008 19h09
Jonathan Tarja Preta (36) 08/11/2008 19h09
A turma da guerrilha voltou, cacarejando como nunca, chocadas as coitadinhas, com ovos que dizem ser diretamente da França, mas eu que já os conheço muito bem, sei que são mesmo é de Cuba.
Aportaram trazendo na bagagem o eterno analfa defensor da guerilheira maior, e um outro analfa SPEAKING ENGLISH, coitado, se nem em português já não o entendiamos, e agora então, pensando bem, seria melhor realizarmos tradução do texto, vai que o rapaz desata a falar de mossad, cia, kgb, alguns não irão entender se o cara está xingando ou elogiando, pense nisso folha.
Se o cara quer aparecer, que coloque uma melância no pescoço, mas aqui tem que escrever em português, querem escrever em latim ou inglês? vai lá no xepereiro de CUBA que voces tanto cutuam, nóis caipirapaulistas tamú uó cos seis xenófobos dú caPêTa.
66 opiniões
avalie fechar
Alvaro Tadeu Silva (56) 08/11/2008 16h55
Alvaro Tadeu Silva (56) 08/11/2008 16h55
Pois é, Bush foi o primeiro presidente dos EUA com MBA, ou "mestre em administração de negócios". Negócios escusos, diga-se de passagem, como invadir o Iraque para beneficiar famosa empreiteira do ramo petrolífero. Mas nossa imprensa, jamais ridicularizou Bush Jr., respeita-o como outrora respeitou outro cowboy sinistro e famoso: Ronald Reagan. Como imprensa colonizada, zomba de Chavez, mas este foi eleito legalmente, nao foi produto de fraude histórica (Florida, 2000). No Brasil, também temos exemplo de outro presidente cheio de títulos: FHC, o primeiro doutor presidente do Brasil. Fracassou e hoje suas viúvas grasnam pela escuridão cheias de saudades. 67 opiniões
avalie fechar
Carlos Lobitsky (1791) 08/11/2008 16h28
Carlos Lobitsky (1791) 08/11/2008 16h28
Quem diria, que nosso Brasil liderado por LULA, fosse tão alto?
Poucos não reconhecem isto, muito poucos.
Porem quem tem dor de cotovelo e chamar nosso Presidente a futura Presidenta Dilma Roussef de sortudos, pode-se esperar o que destes cidadões?
Nada pois preferem o FHC, e seu sequito que doaram aos bancos fortunas, e doaram fortunas aos empresarios internacionais com a doações de estatais que agóra com Lula dão lucro como nunca?
Lula é um exemplo de liderança, e Dilma um Sr.Exemplo de GESTÃO.
Xô passado do Brasi, Xô tucanos azarados, e DEMs perdidos.
Cada eleição eles diminuem, e em cada eleição o PT cresce.
Parabens a Lula/Dilma/PT, por fazerem o MUNDO NOS RESPEITAR, QUANDO ANTES ÉRA SÓ PIRES NA MÃO PEDINDO ESMOLAS AO MUNDO.
Até OBAMA nos respeita e como nos respeita, antes como éra mesmo?
Pediamos, e só sabiamos pedir, hoje impomos e realizamos até se necessario sózinhos, temos POUPANÇA INTERNA COMO RARISSISSIMOS TEM.
279 opiniões
avalie fechar
javano reis (96) 08/11/2008 14h33
javano reis (96) 08/11/2008 14h33
SR. Marcos Pereira, Eu notei a diferença ( entre EUA e Brasil):
Aqui no Brasil o subdesenvolvimento obrigou os negros a uma fragilidade economica e social muito maior do que nos EUA.
De tal modo, que racistas como o Sr. nem precisaram se organizar para manterem seu sentimento e privilégios repulsivos. Puderam, pelo menos até agora, rirem com tranquilidade e sem esforço.
29 opiniões
avalie fechar
Ellen . (223) 08/11/2008 13h40
Ellen . (223) 08/11/2008 13h40
Fiquei chocada ao ler uma publicação do senhor Sérgio Malbergier sobre as eleições nos EUA. O pensamento pró-EUA é tão intenso e o cega de tal forma que ele é incapaz de separar os fatos da realidade. Por ser correspondente na Venezuela, Iraque e Israel já é possivel notar bem a sua visão de mundo: um mundo sob dominação norte-americana.
Caro senhor, não apenas hoje somos americanos, como SEMPRE FOMOS do continente Americano.
"Estúpido antiamericanismo"?Em qual civilização o senhor vive?"neoczarismo russo, o absolutismo chinês, o petropopulismo chavista, o messianismo nuclear iraniano, ou terrorismo islamofascista?Ou o pseudo-democratico-libertario-terrorista-ditatorial- invasor EUA?
EUA o maior consumidor e produtor de cultura?Cultura do consumo à la mode Britney Spears?Ter o maior numero de premios nobel da paz?Tanta hipocrisia, o pais q mais desrespeita os direitos humanos no mundo faz o seu proprio Premio Nobel da Paz!!
É a velha visão daqueles q vao as EUA fazer compras em NY e Miami e acham q os EUA são o paraíso na terra!!
Por favorm Folha de SP, o Brasil precisa de jornalistas comprometidos com a realidade e com a verdade e principalmente, comprometidos com a nacão brasileira, pois uma pessoa a defende "a américa para os americanos" defende também a "amazonia para os americanos".
Se os políticos enganam populações carentes com mentiras, a midia ocupa-se de enganar a classe média com tantas mentiras!Espero q vcs publiquem isso!!
161 opiniões
avalie fechar
Edilson La Ferreira (109) 08/11/2008 07h39
Edilson La Ferreira (109) 08/11/2008 07h39
Srs(as): Quero perguntar aos brasileiros que vivem nos EUA e mais especificamente na Flórida: Por quais motivos os Sr. Obama teve uma vitória tão apertada neste Estado? (51 % Obama x 49 % MacCain). Ao que me pareceu, o Sr. Obama era o candidato das minorias raciais e a Flórida está repleta de Hispanicos, negros e Brasileiros e li varios comentarios de brasileiros que votaram no Sr. Obama. Por acaso, não houve radicalização dos "americanos natos" em votar em MacCain simplesmente por votar contra as minorias? Em outras palavras: "Voto util" contra o representante das minorias? Agradeço os comentarios. Em tempo: Fazia tempo que não via um presidente americano tão sincero, competente e ágil em suas decisões tal como o Sr. Obama! Tomara continue assim! Desejo-lhe sorte e que Deus o ilumine e à nós também. Abraços a todos! 147 opiniões
avalie fechar
Rogério Athayde (190) 08/11/2008 07h09
Rogério Athayde (190) 08/11/2008 07h09
Os EUA tem uma estrutura política-financeira-social montada a anos e anos, cuja política deu certo, e ninguém irá mudar tal estrutura. Barack Obama, não é e nem será um líder norte americano, apenas irá dar continuidade na estrutura que aí está. Ele não pode mexer na estrutura norte americana, e não vai mexer, poderá sim ajudar as classes mais pobres daquele País, mesmo porque o histórico de vida dele lhe proporciona isso. Não se iludam os negros, os brancos, os gordos e magros, não se iludam, pois o mundo não tem liderança nenhuma. O último líder carismático dos EUA foi Kennedy, e depois dele não apareceu mais ninguém e não vai aparecer. Aqui na América do Sul, nem Lula, nem Chaves nem ninguém é líder, e não adianta eles insistirem nisso, pois não são líderes e não serão. E digo mais, muitas pessoas irão se decepcionar com Barack Obama, pois ele não fará, não poderá fazer o que deseja. O grupo econômico norte americano é muito forte, é tão forte que os EUA é a maior potência mundial. Se lá quebra, os efeitos da quebra repercutem no mundo todo. Se lá tem sucesso, o mundo todo também caminha para o crescimento. Não adianta insistir. Fico feliz pelos norte americanos terem a coragem de eleger àquele jovem, mas eles que não se iludam, pois irão se decepcionar. O grupo econômico norte-americano, não vai deixar ninguém que queira ser líder naquela País. O líder daquele País, chama-se CAPITALISMO. Não fiquem endeusando àquele jovem. Vamos ser realistas. 17 opiniões
avalie fechar
Marco Melara (112) 07/11/2008 22h03
Marco Melara (112) 07/11/2008 22h03
Esse espaco que a folha nos da para comentarios e realmente fantastico. Essas eleicoes americanas trouxeram dezenas de opinioes interessantes assim como muitas coisas americanas foram aqui compartilhadas. Como pudemos ver, povo e povo em qualquer lugar do mundo, porem existem certas diferencas culturais entre o nosso povo e os americanos, a comecar na epoca do descobrimento; o nosso Brasil, com todo respeito a nossa patria mae lusitana, por mais de trezentos anos, foi alvo somente de objetivos materiais (pau brasil, pedras, ouro, diamante, etc) ou seja, nao havia interesse nenhum no desenvolvimento alem mar, ja os Estados Unidos receberam imigrantes que aqui vieram para ficar e nao tirar, enfrentaram o inverno rigoroso e com isto tendo a oportunidade de se tornarem fortes, tiveram tambem a oportunidade do desenvolvimento industrial, enquanto fabricavam enxadas, nos plantavamos acucar, e com meia duzia de enxadas, eles compravam um caminhao do nosso acucar. Outra diferenca e que o jovem aqui e preparado para se tornar independente quando sai do high school/na minha epoca ai era o colegio, ou vai para a Universidade geralmente conseguindo emprestimos pois sao poucos os que tem a oportunidade de bolsas, ou voce e excepcional na escola ou voce e um atleta expecional, se nao nao ha como ganhar bolsa de estudo. Como sabemos, aqui nao existe Universidades de graca, sao todas pagas, sejam elas do governo ou particulares. Continuo no proximo. 13 opiniões
avalie fechar
Claudio Lourenço Rocha (4) 07/11/2008 21h47
Claudio Lourenço Rocha (4) 07/11/2008 21h47
A verdade é que so mesmo a terra arrazada deixada pelos competentes, bem formados gananciosos e arrogantes representantes das elites, tanto brasileira com o FHC e Americana com o Bush conseguirão demover o preconceito. Só mesmo a bancarrota politica, social e financeira deixada por esses governos fizerão a classe media e aqueles que se achão classe media descer do pedestal da arrogancia e eleger alguem do povo que governe com amor ao Pais e para esse povo.... 14 opiniões
avalie fechar
roberto diaz zanetti (278) 07/11/2008 20h10
roberto diaz zanetti (278) 07/11/2008 20h10
Continuando;
Naquilo que estava funcionando quis mexer, principalmente por que o ex ministro da saude havia concorrido com ele ao cargo de Presidente. O que aconteceu. Faltou remédio contra a AIDS, o Rio sofreu com falta de medico, falta de vaga, falta de remédio falta de vergonha e ainda por cima Recife, cidade do ministro da saude Humberto também sofreu com todas as mazelas cariocas como também Alagoas. Aqui as saude com dona marta e a petralhada toda, era uma calamidade e onde estou exames de sangue demorarem 2 meses para ter o resultado, ou então um urologista ter que esperar 6 meses. Se tivesse cancer de prostata teria morrido. Fora as estradas que foram abandonadas e depois fizeram um tapa buraco para dar dinheiro para os camaradas. Minha Sra. por favor não compare. Pois a única coisa que Obama e Lulla tem em comum é o carisma. Se ele, Obama for tão incompetente como Lulla a China e a Russia vão comandar o mundo para o próximo século. Agora se a Sra. desejar comparar o Lulla ao Bush, eles tem tudo em comum, menos o carisma que o Lulla tem e o Bush não.
25 opiniões
avalie fechar
roberto diaz zanetti (278) 07/11/2008 19h59
roberto diaz zanetti (278) 07/11/2008 19h59
Prezados Senhores;
Ontem estava assistindo o Opinião Nacional e o Demetrio Magnoli, deu uma interpretação que acredito que seja real ou possível. Espero poder reproduzi-la. A eleição do Obama para os americanos foi uma explosão do racismo americano, isto é, quem votou nele não viu a cor da pele, mas a empatia do Sr. Obama. Se fosse a cor da pele a relevancia ele teria perdido pois o negro nos EUA é minoria, são 12% da população. Obama é uma pessoa sem experiencia no governo, pois foi senador por apenas 3 anos. Porém fez Harvard, isso é estudou. Esta se circundando de pessoas experientes, sendo humilde e não dono da verdade para poder administrar o governo e certamente promoverá mudanças, pois se mantiver a situaçõa como esta o país falirá. Diferente do torneiro mecanico analfabeto que elegemos. Alguém o comparou ao Lulla. O Lulla, manteve o processo economico herdado de FHC, e o critica para que pense que ele promoveu a estabilidade. Foram os juros altissimos que facilitou isso, pois o banco estava ganhando muito. Além disso com todo esforço promovido para que se aumentasse a exportação no governo FHC, trouxe beneficio no governo Lulla, permitindo assim que se exportasse emprego. O Mundo cresceu a indices altissimos, mas pelo medo de uma mudança vir a prejudicar o plano real no futuro nunca sairam fora da cartilha deixada pelo Malan. Com isso a Argentina cresceu a 8% e nós a 3% se muito. Ai disse que tinha que fazer uma mudança para medir o PIB e assim aumentou o crescimento
17 opiniões
avalie fechar
marcos cesar fernandes (216) 07/11/2008 19h36
marcos cesar fernandes (216) 07/11/2008 19h36
Gostei muito de ver uma fotografia do Presidente Obama sentado numa calçada ao lado de sua esposa e de suas duas filhas, que são lindas.
E por falar em racismo, proponho aqui um novo termo "racismo intra-racial", que seria o racismo dentro de pessoas do mesmo grupo.
Aqui no Brasil, negro famoso e rico (salvo raras exeções) não se casa com mulher negra.
Mais uma nota 10 para Barak Obama.
4 opiniões
avalie fechar
porfirio sperandio (360) 07/11/2008 19h21
porfirio sperandio (360) 07/11/2008 19h21
Berlusconi é um Maniaco depressivo. Negra é a História dele. E o Hamilton ? Obama é campeão.
My dear Jesse Jackson,
this party is all, but yours!
Charpton: Waiting may not be the best of qualities in a man, but it shows, it pays off, someway how.
America has become a new prominent continent,
which of which, We have our faith in. Dont ask who the bells are for, they are all yours...
26 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2850)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página