Mundo

Fidel Castro deixa o poder em Cuba

Após 49 anos à frente do poder em Cuba, Fidel Castro anuncia que não aceitará cumprir um novo mandato na Presidência da ilha.


Mais resultados: 1 2
Comentários dos leitores
irineu ermel (3) 30/05/2008 16h03
irineu ermel (3) 30/05/2008 16h03
NATAL / RN
Eu nao quero ser parceiro de nenhum país comunista, e acho que o governo deveria ter mais responsabilidade com os recursos do País, e nao ficar fazendo caridade com o dinheiro que nao lhes pertence. sem opinião
avalie fechar
Antonio Carlos Bressan (124) 25/02/2008 17h04
Antonio Carlos Bressan (124) 25/02/2008 17h04
NITEROI / RJ
Depois de 50 anos, o mundo todo viu mais uma "encenação" eleitoral ridícula em Cuba, com o povo sofrido continuando a viver de forma passiva, como "gado", na grande fazenda particular da "famiglia" Castro!
Nem à beira da morte, nestes 19 meses, Fidel demonstrou um pouco de humildade e menos "arrogância" - comum aos ditadores que se acham "deus" do povo - aproveitando para convocar eleições diretas e democráticas para o país!
Se o fizesse, pelo menos ficaria na história como um revolucionário que se tornou ditador, mas que antes de sua morte, se arrependeu daqueles anos de ausência de liberdades e de democracia, impingida por ele ao seu próprio povo trabalhador e honesto!
Para um ditador, era querer demais também, não?
61 opiniões
avalie fechar
Igor Mendonça (2) 25/02/2008 12h45
Igor Mendonça (2) 25/02/2008 12h45
BELO HORIZONTE / MG
Acho importante salientar que diferente do regime socialista, o capitalismo não tem tratados ou teorias defensoras para guiá-lo. Independete do modo de produção, acho que conquista de direitos vem com o tempo, através de reformas e/ou revoluções. Acho que dizer que graças ao Patrioct Act o "mundo capitalista" é menos livre cai num grande equívoco (vide a Internet). As reformas das previdências sociais vem de uma grande verdade na natureza: os recursos são escassos, e saber administrá-los está além da capacidade de uns poucos técnicos de alguns governos. Os governos estão sem dinheiro para bancar o envehecimento mundial, e não há corrupção ou má administração que supere esta cifra. Resta ao governo regular para evitar abusos, e se preocupar com questões mais importantes: educação e democracia, por exemplo, conceitos extremamente imaturos ainda nas sociedades atuais. Mas isso foge muito ao assunto "Raul Castro no poder". Desculpem-me. 5 opiniões
avalie fechar
Igor Mendonça (2) 25/02/2008 12h12
Igor Mendonça (2) 25/02/2008 12h12
BELO HORIZONTE / MG
Já não se é tempo mais de olhar o mundo como um maniqueísmo esquerda-direita. Independente dos ideiais que moveram o governo de Fidel, já se faz necessário a amplitude democrática da ilha. Se o governo situação está trazendo bem estar à sociedade cubana, só as urnas limpas e seguras, somadas com a ampla divulgação de informação podem dizer o melhor para o país deles. O embargo foi criado por uma série de motivos: mas a prioridade é mantê-lo até que o governo cubano seque e ceda às exigências da ONU quanto ao respeito aos Direitos Humanos. Só vale dizer também que manter um governo que controle os princiapis fluxos econômicos é algo dispendioso e incerto. CHINA, URSS e Cuba estão aí para mostrar que controlar mercados não só é um tiro no escuro, como causa a estagnação no país, se não for constamente bem administrada. Mas uma coisa é certa: se a sociedade quer tentar regular, que a deixe regular. Se ela quiser liberar, que assim seja. O importante é o respeito ao debate democrático e a defesa de idéias e partidos. E isso não aconteceu em Cuba de Batista, nem em Cuba de Fidel, e provavelmente não acontecertá em Cuba de Raul. Pena, porque um exemplo de saúde e educação se perder nos direitos humanos básicos de liberdade é uma realidade complexa e desiludida. 3 opiniões
avalie fechar
Nailton Farias da Silva (2) 25/02/2008 11h45
Nailton Farias da Silva (2) 25/02/2008 11h45
SAO VICENTE / SP
Capitalismo é ruim, não é justo, nunca será. Mas o que existe em Cuba e na Coréia do Norte e o que existiu na União Soviética, na Alemanha Oriental e que, na prática, também já não existe na China, pode, por acaso, ser considerado melhor? Haja vista o gigantesco número de infelizes que viviam nesses países sem bens, sem oportunidades, sem fé e, principalmente, sem liberdade. Acredito que o mais próximo que se exista de liberdade hoje venha de países nórdicos. Acredito também, que nos Estados Unidos, o auto-conclamado país da liberdade, se tenha menos liberdade que no Brasil. Mas nesses países comunistas, a liberdade praticamente não existia. A lavagem cerebral estatal é torturante. Perguntemos a qualquer um que viva ou viveu nessas condições se a ele trocaria por uma vida nos Estados Unidos. Querem ver a vida dos cubanos melhorar? É só comunismo sair de vez e começarem verdadeiras reformas na política, na economia, na mente e corações das pessoas. O capitalismo não é perfeito. Aliás, é bem ruim. Mas o comunismo, pelo menos esse que o mundo viu, é muito, muito pior. 3 opiniões
avalie fechar
Admilton Silva (1) 25/02/2008 10h10
Admilton Silva (1) 25/02/2008 10h10
RIO DE JANEIRO / RJ
Desculpe, mas porque não te calas ? Se vc não conhece os ideais socialistas e em seu coração não há lugar para solidariedade, mas para especulações no mercado financeiro. Se vc não sabe dos embargos que o capital sempre fez aos sistemas que quizeram ser comuns a todos então por favor entenda uma coisa o mundo é de todos não apenas de alguns. O espirito altruista da igualdade é uma qualidade intrinseca a mentes evoluidas. Pense bem, não é preciso existir uma grande massa trabalhando para dar luxo e bem estar a uns poucos. Olhar de cima de uma cobertura e dizer que a vida é bela é muito fácil. Difícil é viver nas milhares de favelas que o sistema capitalista impõe. 10 opiniões
avalie fechar
André Vidal (4) 24/02/2008 17h53
André Vidal (4) 24/02/2008 17h53
SAO PAULO / SP
O que os defensores do capitalismo não percebem é que a "face humana" desse sistema só chegou a existir por conta do contrapeso ideológico do mundo socialista. De 1992 para cá diminuíram as liberdades individuais (vide Patriotic Act) e aumentou a liberdade das grandes corporações de lucrar com a miséria alheia. Nessas circunstâncias, a liberdade de expressão é cada vez menos relevante, visto que ela se transforma rapidamente em "liberdade de imposição", isto é, a liberdade de comprar tanto espaço na mídia que qualquer opinião contrária é sufocada (foi o que aconteceu, e ainda acontece, com o debate sobre mudança climática). É também nesse período que as grandes economias capitalistas resolvem "reformar" a Previdência Social... Coincidência? Não. DUMPING! 6 opiniões
avalie fechar
André Vidal (4) 24/02/2008 17h23
André Vidal (4) 24/02/2008 17h23
SAO PAULO / SP
Antes da aproximação com a União Soviética Fidel Castro viajou a Washington na esperança de um encontro com o então presidente estadunidense "Ike" Eisenhower, o qual preferiu ir jogar golfe...
(Assim como esta Folha, que permite que alguns leitores chamem os outros de "neandaertais (sic) de esquerda", mas censura o meu comentário devolvendo à direita na mesma moeda. QUE TRISTEZA!)
6 opiniões
avalie fechar
Rogério Athayde (86) 24/02/2008 08h52
Rogério Athayde (86) 24/02/2008 08h52
CURITIBA / PR
Dizem que Fidel Castro foi um líder, um mito, onde isso? Agora eu pergunto...ele libertou seu povo? deu liberdade à população cubana? Ora senhores e senhoras, sempre quando ouvi e li discursos de Fidel Castro, ele sempre focava seu assunto em críticas contra os EUA. Se realmente ele fora um líder por que não dialogou, não negociou, não usou o diálogo para que Cuba fosse melhor do que é hoje? Não vejo Fidel Castro como líder, muito menos como um mito, vejo ele um tirano ditador etc etc etc, pra não falar outras coisas ofensivas à sua pessoa. Ele com seus guerriheiros distituíram um tirano do poder e impuseram outro poder, só que, mais massacrante e mais cruel, portanto, mais uma vez eu digo, não vejo esse homem como um líder e muito menos como um mito...mito da onde? Será que os que vêem ele como um mito não estão invertendo os valores? Que revolução ele promoveu? O que é revolução para Fidel Castro? Ora, o primeiro ato de uma revolução é implantar uma Constituição aberta, livre, e principalmente uma Constituição cidadã humana, promovendo a liberdade com responsalidade. Gostaria de entrevistar Fidel e lhe perguntar...O que é liberdade? O que é cidadania? O que é o direito? Afinal o que é governar? Já sei a resposta, creio que ele diria tudo isso que vc me perguntou eu lhe respondo assim: Tem que ser do meu jeito, isso é governar, do meu jeito como eu quero...ou não??? Por fim eu perguntaria o que é o comunismo e o socialismo? Não sei se ele responderia a última pergunta. 15 opiniões
avalie fechar
+ Brasil (635) 23/02/2008 21h59
+ Brasil (635) 23/02/2008 21h59
MARINGA / PR
Wagner Orti 20/02 15h23, endosso da primeira a ultima letra do seu escrito 7 opiniões
avalie fechar
+ Brasil (635) 23/02/2008 16h08
+ Brasil (635) 23/02/2008 16h08
MARINGA / PR
Esse senador maluco, quer claro, que Fidel va o mais rapido possivel, junto com os velhos, mulheres e crianças, que partiram de Hiroshima e Nagasaki, com toda aprovação deles, e tambem com as crianças vietnamitas e tambem acompanhe, as mulheres e crianças de Bagda e adjacencias, é essa forma dos terroristas "legais", levarem seus milagres mundo afora 11 opiniões
avalie fechar
albano bonfim (22) 23/02/2008 12h02
albano bonfim (22) 23/02/2008 12h02
ATE QUE ENFIM O POVO CUBANO VAO SER ALIVIDOS DO FARDO PESADO QUE FIDEL IMPOS SOBRE SEU OMBROS COMO BRASILEIRO QUE SOU CONHECEDOR DA LIBERDADE TENHO PENHA DO POVO CUBANO CUBA PRECISA MUDAR SUA FILOSOFIA DE VIDA NINGUEM VIVE SO PAIS NENUM VIVE ISOLADO SO CUBA INSISTE POR CAPRICHO DE SEU DITADOR MALVADO DIGO AO POVO CUBANO JA ESTA RAIANDO ALIBERDADE PARA TODOS VIVA CUBA! entre as nacoes viva! 3 opiniões
avalie fechar
albano bonfim (22) 23/02/2008 11h40
albano bonfim (22) 23/02/2008 11h40
Meditacao:nao concordo com os senhores quando dizem que Fidel e um grande general me denculpe, lembam -se os senhores da desgraca e das mortes que ele causou no seu imperio; quando ele assumiu mandou matar muita inocentes igrejas fechada com todo povo dentro mandou metralhar inclusive ate alguns pastores brasileiros.matou crianca jovens e velhos acabou com o direito que e o minimo que um cidadao deve ter ''liberdade vejo ate hoje aqui nos estados unidos chegar pessoas toda hora fugindo de fidel porque sao perseguidos muitos morrem no mar em nalfragio porque estao fugindo do exercito defidel sao cidadao cubano ;agora perto da morte eta querendo convencer o mundo com vans filosofia talves com a intencao de se imortalizar a unica coisa que resta para ele e correr para uma igreja e se arepender de seupecados quem sabe deu pode perdoa-lo tenho conversado com o povo cubano sao um povo muitobom muito sofrido nao sabem o que e viver porque este ditador malvado tiro a vida de seu povo agora que ele esta porbaixo fala dos que estao por cima mas se ele estivesse porcima colocaria fogo no mundo palavras nao resolve atos sim este homem tem que cair no esquecimento do povo cubano pois fez muito mal a sociedade nunca serviu de exemplo para ninguem terminou fidel chegou seu fim voce deve muito vai acertar as conta com DEUS NAO CONCORDO QUANDO CHAMAM ELE DE HEROI SI ELE E UM ASSASSINO NAO E DIGNO DE HONRAS DECULPEM ASMINHAS EXPRECOES CONV PASTOR ALBANO BONFIM PRES ASSEMBLY OF GOD FLORIDA 1 opinião
avalie fechar
Paulo Aguiar (1) 23/02/2008 09h53
Paulo Aguiar (1) 23/02/2008 09h53
GOIANIA / GO
Caros, Acredito que muitos estão soltanto fogos e acreditando realmente que a "liberdade" realmente chegará a ilha. Atos como o de fazer uma estatua homenagiando o Papa é uma posição mais pacifista e conciliadora. No entanto quero chamar ´para nosso posicionamento de pequenos burgueses que temos uma idéia de liberdade totalmente equivocada. Acredito liberdade não seja o direito de ir e vir e sim de uma sociedade ter o epicentro voltado nas pessoas. Os indices sociais de cuba tem que ser glorificado mesmo, pois um pais que permanece bloqueado como cuba tem um crescimento economico pequeno e lento, sendo assim os mesmos tem que fazerem escolhas, onde investir e preferem investir na pessoa. Assim como o Governo cubano tem suas propagandas esquerdistas o resto do mundo também. Acabeu de assistir Sicho de Michael Moore e realmente vi quem nao tem liberdade nenhma mesmo são os Americanos que pro força do Marketing o que fazem muito bem feito, colocam como USA uma pais perfeit; liberdade de expressão, saude, educação... Acredito que para criticar Cuba tem-se que ler muito sobre a ilha e não materias demagogas, hipocritas e sim pessoas que estão compremetidas com o minimo da verdade. Espero sinceramente que a sociedade cubana não sucumba aos assedios americano e o munda veja o quanto esse bloqueio economico é uma desumanidade com um povo pacifico e sofrido. Cuba sempre será Cuba, pois revolução permanece não por causa de fidel e outros e sim por ausa dos 11 mihoes de cubanos! 3 opiniões
avalie fechar
ramon mayor (22) 22/02/2008 19h07
ramon mayor (22) 22/02/2008 19h07
Esse John Macain eh um louco !!! tomara q o Obama ganhe , pra termos paz no mundo !!!
Se esse cara coloca uma frase dessa antes d ser o candidato , imagina se for presidente...esse cara vai ser pior q o Bush....
VAI OBAMA !
3 opiniões
avalie fechar
marcio manoel pires (1) 22/02/2008 16h11
marcio manoel pires (1) 22/02/2008 16h11
SAO PAULO / SP
Fidel e realmente um grande General!!!! esta sempre de prontidão lindas palavras.
Mais independente da politica tanto esquerda ou a direita enquanto nao se fazer uma politica do povo para o povo tudo sera a mesma historia ganha quem pode mais chora quem pode menos. Senhores chacais vestido de ternos caros e sapatos confortaveis usem a cabeça para ajudar o povo porque a verdade esta por vir.....
Pensem Nisso!!!!!!!!
2 opiniões
avalie fechar
André Vidal (4) 22/02/2008 15h56
André Vidal (4) 22/02/2008 15h56
SAO PAULO / SP
Estou disposto a concordar com o "neandaertal" (sic) semi-analfabeto de direita Magno Adão de Souza que a democracia é um valor absoluto, desde que ele conceda que a humanidade é UMA SÓ, e que os direitos duma pessoa nascida no Zimbábue, no Haiti ou em Manila são idênticos aos duma nascida em Londres, Paris ou Dallas. 1 opinião
avalie fechar
Magno Adão de Souza (2) 22/02/2008 13h09
Magno Adão de Souza (2) 22/02/2008 13h09
UBERLANDIA / MG
A democracia é um valor absoluto, não relativo. Considero um disparate as loas tecidas por neandaertais de esquerda a respeito do moribundo caudilho Fidel Castro Ruz. As sistemáticas arbitrariedades cometidas por Fidel Castro, ao longo de seu longo reinado, são injustificáveis sob todos os títulos. Não existem ditadores bonzinhos assim como não existem ladrões do erário público que lutam por uma causa nobre. O legado de Fidel Castro à Cuba pode ser sumarizado em três pontos básicos a meu sentir. São eles:
- Implacável repressão política;
- Falência econômica; e
- Penúria social.
Raúl Castro tem uma visão bastante pragmática a propósito das graves mazelas eeconômicas e sociais enfrentadas por Cuba. A democratização de Cuba é um processo inexorável a despeito do inconformismo das viúvas de Fidel Castro. A tirania cubana vive o seu ocaso. Diante do exposto, só tenho a acrescentar o seguinte:
Viva Cuba Libre!
24 opiniões
avalie fechar
André Vidal (4) 22/02/2008 03h45
André Vidal (4) 22/02/2008 03h45
SAO PAULO / SP
Fidel é perfeito? Não, não é. Ele tem as mãos manchadas de sangue? É claro que tem. Mas as mãos, o rosto e os pés de qualquer um, repito, QUALQUER UM dos mais de 40 presidentes estadunidenses são ENCHARCADOS de sangue, seja de ameríndios, africanos, filipinos, japoneses, "hispânicos" (grotesco neologismo, tão pejorativo quanto "nigger" ou "chink"), iraquianos... E tudo por ganância.
E o que dizer das democracias européias? São ótimas - para os europeus. Mas foram assentadas na miséria de milhões mundo afora. Mesmo um país à primeira vista inocente e quase simpático como a Suiça na verdade não passa duma grande lavanderia de dinheiro pra lá de imundo.
Sou mais Fidel.
20 opiniões
avalie fechar
BELO HORIZONTE / MG
Há que se admirar em Fidel Castro a sua inteligência, carisma, capacidade de liderança e oratória. Com Fidel no imaginário da esquerda latino-americana Cuba se transformou num país muito maior que sua dimensão territorial, ao invéz da pequena casca de noz levada pelo mar do Caribe para muito perto da Flórida, na comparação do próprio ( Fidel Castro).
Neste contexto o embargo americano se revelou improdutivo, só servindo para radicalizar as posições políticas e reforçar a ditadura castrista.
Espero que com a eleição provável do sen Barack Obama nos EUA , mais aberto ao diálogo, possa haver um retorno ao bom senso e diplomacia nas relações externas americanas, no sentido de se afrouxar este embargo, O Brasil tambem tem um papel a desempenhar ajudando a aproximar os adversários e a promover uma abertura política e econômica em Cuba.
8 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (38)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca