Mundo

Hugo Chávez

Hugo Chávez quer mediar conflito entre as Farc e o governo colombiano.
Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos
Comentários dos leitores
Antonio Ribeiro (20) 25/07/2008 10h47
Antonio Ribeiro (20) 25/07/2008 10h47
SAO PAULO / SP
O rei da Espanha que descuidamente mandou o presidente Chávez se calar, agora teve que ouví-lo. O hoem está montado em barrís de Petróleo, daí sua força. Engraçado são os fascistóides brasileiros, quando se referem a Chávez. O presidente venezuelano e é útil como contraponto ao império norte-americano na América Latina. Quanto à frase do rei, pode ser considerada ao resquício do fascismo franquista. Ele foi educado sob os preceitos da ditadura do sanguinário lider da direita radical espanhola.
ANTÔNIO RIBEIRO - escritor e tetrólogo
sem opinião
avalie fechar
Sidnei Liberal (3) 25/07/2008 10h17
Sidnei Liberal (3) 25/07/2008 10h17
BRASILIA / DF
Que srá que o autor da matéria (ou da tradução) entende por verborragia de Chávez. será o fato de não se submeter aos colonizadores? sem opinião
avalie fechar
Alessandro Tadeu Perico (16) 06/03/2008 17h33
Alessandro Tadeu Perico (16) 06/03/2008 17h33
CAMPINAS / SP
Chaves, Chaves, Chaves, todos ligados na TV (acho que é isso mesmo), esse pelo menos tem a sua graça.
Agora, muito próxima do Brasil temos um outro Chavez, este infelizmente assumiu a presidência de um País. Vejamos se podemos defini-lo:
Leopoldo Galtieri 1981-1982
Hugo Suárez 1971-1978
Emílio Garrastazu Médici 1969-1974
Augusto Pinochet 1973-1990
Fidel Castro 1959-2008
Rafael Trujillo 1930-1961
Maximiliano Martínez 1931-1944
Jean-Claude Duvalier ("Baby Doc") 1971-1986
Anastácio Somoza 1967-1979
Alfredo Stroessner 1954-1989
Mistura tudo e vai dar no que deu, esse arremedo de ditador. O problema foi com a Bolivia e a Colombia, dá para alguém explicar porque ele se meteu no meio, Chavez e sua agregados são um perigo real a democrácia na América latina, um câncer que se instalou e que vai ser dificil de extirpa-lo.
Pergunta: se fosse no nosso território (o que conforme reportagens acontece com certa frequência), o que fariamos? reagiriamos como reagimos com a Bolivia quando tomou a força os investimentos da Petrobras no País, e respondemos com mais investimentos da Petrobrás. Como reagiriamos com Chaves que fala, e muito mais grosso, que seu capacho Evo Morales?
Chaves é um perigo real e imediato, só não vê quem não quer.
A tempo, para todos os defensores do Fidel e seu pupilo Chaves, se lá é tão bom, vai morar lá, ou quando for sair de férias, em vez de Paris, visita a ilha e contribua com sua economia e alegre o pobre e bondoso coração de Fidel.
5 opiniões
avalie fechar
JOSE DANTAS (15) 06/03/2008 15h37
JOSE DANTAS (15) 06/03/2008 15h37
IMPERATRIZ / MA
É preciso que os Paises da America do Sul continuem aparecendo no mapa com as suas cores oiginais, será que o Chaves não sonha em pintá-los todos de Vermelho? Acho que tão tando muita asa a cobra 9 opiniões
avalie fechar
Edie Meireles (19) 06/03/2008 14h06
Edie Meireles (19) 06/03/2008 14h06
SALVADOR / BA
LULA ESTÁ CRIANDO UMA COBRA QUE VAI MORDE-LO, É MELHOR FECHAR A PORTA PARA ESSE CHAVES, ele é uma ameaça apaz da America... Não é falando que vai ser o maioral que enfrentou os EUA, quer mudar, mude de planeta porque o império Americano acaba com ele num piscar de olhos, o ideal seria que ambos se explodissem junto com a Al Quaeda e FARC... 17 opiniões
avalie fechar
Bernardo de Lima (6) 06/03/2008 13h44
Bernardo de Lima (6) 06/03/2008 13h44
Não adianta mesmo, esse povo de esquerda só consegue escutar elogio. Pra essa galera, criticas só servem para os outros. Será que eles pensam que são especiais? Será qua a psicanalise explica ? Eles odeiam a Veja porque os critica mas, nunguém aqui cita a Carta Capital e outras revistas "pelegas" que . assim como nosso presidente, nunca vê nada. nunca sabe de nada... 9 opiniões
avalie fechar
e b (1) 06/03/2008 12h20
e b (1) 06/03/2008 12h20
Caro Mauro,
Acredito você está confundindo as coisas um pouco, liberdade de imprensa não quer dizer que a VEJA, ou o ESTADÃO, ou qualquer outro veículo de comunicação abra espaço em seu editorial para críticas, não. Nem muito menos que todos os meios sejam imparciais. Muito pelo contrário, a liberdade de imprensa defende que cada um possa publicar o que bem entenda, desde que não sejam mentiras, calúnias, etc. Nínguem pode obrigar a VEJA a ser imparcial. O que se pode fazer é NÃO LER esses e outros periódicos que sejam extremamente parciais. Ou contrabalanceá-los com outros periódicos também parciais, mas que defendam linhas opostas de pensamento. A liberdade de imprensa está aí para garantir a existência dessas possibilidades e não para regimentar o que cada um escreve, senão não seria chamada LIBERDADE de IMPRENSA e sim, CENSURA.
9 opiniões
avalie fechar
SAO PAULO / SP
Estava sem entender porque as FARC,entregaram os reféns colombianos ao presidente da Venezuela (ávido de publicidade e querendo se firmar como o líder maior no continente da América do Sul). Agora com fatos recentes nos jornais, os mercenários e terroristas da FARC , receberam $ 300 milhoões de doláres do presidente Chavez. Desta forma é fácil fazer a foto de libertador, vendendo ao mundo uma mentira paga com dinheiro. Acontece que dinheiro não falta aos governos para libertarem os reféns, mas não é essa, a maneira adequada de proceder, no futuro estaremos estimulando mais sequestros de outros inocentes. O dinheiro recebido dessa forma , no curto prazo dá idéia de alívio para os familiares e os libertos e sem dúvida isso é verdade, acontece porém que no longo prazo estaremos aguardando quem serão as próximas vítimas. 1 opinião
avalie fechar
BELO HORIZONTE / MG
Concordo com o sr. Mauro Rodrigues no que ele disse em relação à revista Veja. Realmente esta revista tem adotado uma visão unilateral dos fatos, não dando espaço a opiniões discordantes da sua linha editorial. Não concordo com a ditadura cubana, porém na matéria sobre Fidel Castro, não foi dado nenhum crédito às suas relizações nos campos da saúde e educação, nem foi entrevistada qualquer pessoa com pensamento de esquerda que pudesse defender seu governo. Acho importante o livre debate das idéias com direito de expressão, mesmo de quem concorda ou discorda de algum assunto. 32 opiniões
avalie fechar
Caue Rodrigues (2) 06/03/2008 11h50
Caue Rodrigues (2) 06/03/2008 11h50
SAO BERNARDO DO CAMPO / SP
O comentário do sr. José Lima é no mínimo infeliz. Esse tipo de discurso paternalista é um argumento primitivo principalmente num mundo aonde se tenta instalar regras e instituições internacionais para evitar os abusos dos governos. O anti americanismo gratuido por parte da mídia é condenável, mas o discurso estaduinidense não legitima sua conduta ilegal ( e imperialista porque não, apesar de ser um terreno de que cultiva acusações tão vagas)
Quanto ao Chavez, seu discurso é ideologia pura, e suas ações de um ditador de segunda categoria. Fala de quimeras socialistas, mas a sua via de ação é a preocupante, e esse caso demonstra bem essa faceta da política chavista.
5 opiniões
avalie fechar
GUARATINGUETA / SP
Hugo Chaves ! Que fanfarrão ?!. Precisamos considerar que povo venezuelano não merecia esse apocalípse político. Mas tenham certeza de que o futuro não poderá ser pior. Hugo Chaves é sózinho um escremento da incopetência e do mau !
A Venezuela terá muito breve a chance de um futuro melhor. A situação atual servirá de aprendizado ao seu povo.
4 opiniões
avalie fechar
luiz oliveira (7) 06/03/2008 11h26
luiz oliveira (7) 06/03/2008 11h26
Duas coisas estao claras em todo este negocio: primero, que Chavez realmente apoia y financía ás Farc, que sao consideradas terroristas por todo mundo, inclusive Venezuela; inclusive, estao identificados claramente os campamentos da guerrilha no territorio venezuelano. Segundo: tudo isso é um sofisma de distracao, dadas as enormes dificuldades de abastecimiento e controle da inflacao que está enfrentando Chavez. De qualquer maneira, acho que o mundo é mais seguro com a morte do Raul Reyes, e a Colombia vai ter menos sequestrados daqui pra diante. sem opinião
avalie fechar
José Lima (4) 06/03/2008 11h13
José Lima (4) 06/03/2008 11h13
SAO PAULO / SP
e fazendo espetaculos em frente às cameras, saindo nas primeiras paginas de jornais, não quer dizer que o Brasil não exerça papel fundamental no mundo, muito pelo contrário, talvez o país que mais busca equilíbrio nas relações internacionais peitando grandes Estados serja a nossa pátria. Grandes acordos internacionais comerciais são encabeçados pelo Brasil em decisões que favorecem os países que não são tão poderosos, então pensar que Hugo Chaves faz alguma coisa pela America Latina além de bradar em frente à mídia parece ser um certo preciosismo ao nosso irmão vizinho. Vejamos, simples exemplo, se se importa tanto com a America latina onde vimos uma açao de baixar o preço do petroleo para os Países Latino Americanos menos favorecidos? Isso fica difícil né? e onde está a ajuda humanitária para paises que estáo em guerra civil? Também fica dificil... Muito lindo falar, olha lutem é um direito de vocês, mas muito difícil é ajudar os necessitados. Nossa nação não é perfeita e está longe disso, mas estou longe de ter vergonha do nosso Estado... temos muito pra melhorar, mas a mudança acontece internamente em cada um, afinal quem vota somos nós, quem luta pelos direitos, somos nós, se a naçao falha todos nós falhamos, se acham nossa nação subjulgada aos EUA é por que todos somos, de certa forma o Mundo é. Mas onde quero chegar é, nosso país nao é mais do que o reflexo do povo que nele habita. Quando tivermos essa consciencia talvez a realidade daqui mude. 1 opinião
avalie fechar
José Lima (4) 06/03/2008 10h58
José Lima (4) 06/03/2008 10h58
SAO PAULO / SP
Quanto as ações dos EUA creio que sejam totalmente cabíveis para um país que vive no medo, concordo que suas atitudes são drasticas e por vezes autoritarias, mas nem de longe estamos tão acima das atitudes como as dele. Quando pra protegermos nossos familiares usamos de todos os meios legitimos e ilegitimos não estamos fazendo diferente do que as ações dos EUA. Novamente não concordo com as ações dominadoras que ele exerce sobre os outros Estados, mas compreendo o lado bélico de ser um país sempre visado. (quanto a política ela é suja em todos os lugares) A verdade é que quem está no poder dificilmente se acostuma com o fato de não ter mais tanto poder.
Acreditar que o Hugo Chaves é o salvador da Pátria e que ele é que é o bonzinho e bom companheiro ao meu ponto de vista é um erro tão grosseiro quanto acreditar que os EUA são uma nação inimiga. Se o referido chefe de Estado fosse tão bom e correto em suas atitudes por que toma atitudes autoritárias julgando e condenando atitudes de outros estados sem ao menos tomar atitudes beneficas, ou seja, para mim, Hugo Chaves faz caridade com chapeu de outros. Assim é muito facil fazer caridade. Quais ações Humanitárias no mundo ele encabeça? Quando fala do nosso Brasil com desprezo desconhece a ajuda que prestamos para os Estados Africanos, da busca de ajudas humanitarias em Estados que estão em grandes conflitos, do esforço da busca da paz e equilibrio economico mundial, simplismente pq nao ficamos gritando nas reuniões...
37 opiniões
avalie fechar
MAURO SOARES RODRIGUES (4) 06/03/2008 10h54
MAURO SOARES RODRIGUES (4) 06/03/2008 10h54
GOSTARIA DE COLOCAR AOS LEITORES O SEGUINETE DEBATE: A MÍDIA CLAMA POR LIBERDADE DE IMPRENSA, MAS A PRÓPRIA MÍDIA PRATICA A CENSURA E O DESRESPEITO AOS DIREITOS DA PESSOA HUMANA. exemplo: a revista VEJA e o jornal O ESTADÃO NÃO PUBLICAM CARTAS QUE CRITIQUEM SEUS CONTEÚDO. SÃO PARCIAIS - BASTA OBSERVAR AS CAPAS DE VEJA QUANDO FALAM DE FIDEL OU CHAVES, os ler as matérias que tratam do CARTÕES CORPORATIVOS DO GOVERNO SERRA E DO GOVERNO LULA. Será que só existe um lado, uma versão? O DIREITO DE OPINIÃO, DE CRITICAR É SAGRADO, mas o direito de ouvir ambos os lados é príncípio de um jornalismo ético. LAMENTAVELMENTE falar de ética para VEJA, o ESTADÃO e o DIOGO mainada, É QUERER INVERTER A ROTA DOS ASTRO. 37 opiniões
avalie fechar
Luis Antonio Aragão (10) 06/03/2008 10h53
Luis Antonio Aragão (10) 06/03/2008 10h53
FORTALEZA / CE
Paz na América significa que todos concordam com a miséria pela qual passam os povos latinos?Paz.se as FARCS já estão em luta há mais de 40 anos.A sua paz talvez,a paz dos abastados,ou a subserviência incutida pelo mêdo e a propaganda capitalista.As riquezas desses povos nas mãos de uma elite predatória,que quer cada vez mais de quem não tem mais o que dar exangue.Críticas a Chavez,porque refuta com radicalismo outro radical.Amigo,outras gerações raciocinam de outra forma,não são mais adeptas da doutrina Monroe.Os EUA estão ensandecidos com a perda da hegemonia unilateral.A China,Índia e Rússia avançam sedentas de poder.Os recursos naturais estão na escassez,e a ciência nunca trabalhou tanto em prol de recursos enérgéticos.A água é uma cobiça americana que está na maior bacia hidrográfica do plâneta,e a paz só é paz se for justa 10 opiniões
avalie fechar
José Lima (4) 06/03/2008 10h41
José Lima (4) 06/03/2008 10h41
SAO PAULO / SP
Bem, não concordo com a maioria das opniões declaradas em alguns aspectos.
Faço o curso de Direito. e sei um pouco sobre ataques à soberania de um Estado, pelo pouco que sei realmente é incontestável que fora uma afronta à soberania do referido Estado. Entretanto, hoje estamos caminhando para uma visão internacional de mundo. Não concordo com a atitude, mas seria uma hipocrisia acreditar que este ataque é comparável a um ataque direto a uma cidade ou à civis inocentes.´
É sabido que aquela que se intitula como Forças Revolucionárias da Colombia possuem metodos pouco ortodoxos de financimaneto de suas ações, que nem de longe podem ser chamadas de pacíficas.
Posto isto, suma importancia então uma análise sistemica tanto do fato quanto do direito em sí. A soberania sempre fica a frente de tudo? Inclusive de proteção a Terroristas? o mundo esta cada vez mais propenso a uma identidade mundial e não segregada a Estados.
Embora tenha acontecido uma nítida violação à soberania existem claros indícios de que aquilo era exatamente uma manobra dos guerrilheiros para evitar a punição, devemos nos ater que a forma pela forma nao faz direito, é claro que o constituinte no momento que determinou a soberania do Estado nem de longe imaginou que esta soberania poderia proteger membros de uma facção criminiosa como as FARC. Acredito que deva acontecer uma punição quanto a atitude Colombiana sendo um pedido de desculpas que o presidente do Equador exigiu estaria de bom tamanho.
7 opiniões
avalie fechar
ALAN LOMANTO (44) 06/03/2008 10h36
ALAN LOMANTO (44) 06/03/2008 10h36
SALVADOR / BA
Bush x Hugo
Prezados,
sem querer entrar no mérito da pessoa do Hugo Chávez, faço as seguintes indagações:
1 - É correto invadir um país soberano? É princípio do Direito Internacional a soberania dos Estados Independentes.
2 - É correto matar alguém sem julgamento? O membro das FARC foi morto sem ao menos ter um julgamento justo. Não houve defesa, não houve processo, não ouve oitiva de testemunhas. Um avião mandou bombas e morra quem estiver em baixo delas.
3 - Os Estados Unidos disseram que a colômbia agiu certo. Como pode o berço da democracia mundial defender isso? Já repararam que os Estados Unidos defendem o que interessa a eles. Sempre com dois pesos e duas medidas. Isso faz com que se perca credibilidade. O brasileiro que vai aos Estados Unidos pode ser deportado sem qualquer motivo pela autoridade alfandegária de lá. Aqui no Brasil, isso não ocorre.
Aqueles que condenam Hugo Chávez, agem igualzinho a eles. Não sou favorável ao presidente venezuelano, mas acho importante a presença dele na região para fazer uma oposição à influência americana. Lembrem-se que os Estados Unidos financiaram as ditaduras da América do Sul quando isso interessava a eles. Não se pode confiar totalmente no Tio SAM. Precisamos de uma oposição na América do Sul e este papel é do Hugo Chávez, mesmo com todos os erros que ele vem cometendo.
14 opiniões
avalie fechar
João Azeredo (3) 06/03/2008 10h31
João Azeredo (3) 06/03/2008 10h31
JACAREI / SP
INVASÃO AO TERRITÓRIO

O ser humano desde o primórdio de sua existência luta pelo seu espaço. Uma luta dura e agressiva. No início de tudo um espermatozóide luta com tantos outros para adentrar em um território fechado, e tenta obter a duros sacrifícios um espaço somente seu. Posteriormente no ventre materno as divisões celulares vão ganhando espaço e tirando da própria mãe. Quando não há mais espaço naquele território que lhe hospedou, dá início a outro momento onde continua a buscar espaços ainda tomando o espaço do outro. A força de ocupação e ousada e agressiva e os pais vão renunciando muitas vezes aos seus próprios espaços. A satisfação do invasor ainda não é plena. Nessa condição a criança quer conquistar a capital do país, quer ocupar o território mais restrito e protegido que é a cama dos pais. Numa guerra em que ela não mede conseqüências ali se instala. Mas não satisfeita com o espaço conquistado quer dar o golpe fatal. É necessário depor o então ocupante, pois não consegue suportar vê-lo por perto. Não há espaço para o outro, como desde o princípio. São os novos Adões, Abéis, Evas, Cains, Judas, Édipos e tantos outros que não souberam lidar com seus espaços e tiveram a necessidade de lançar mão no do outro. É necessário crescer em seus espaços porem não com o tirar do espaço do outro para isso. Essa é a questão e o grande desafio desde o princípio.
3 opiniões
avalie fechar
Luiz Baruck (24) 06/03/2008 10h30
Luiz Baruck (24) 06/03/2008 10h30
NITEROI / RJ
O problema do Chavez é que ele até diz as coisas certas, mas sempre da maneira errada e na hora errada. Ou seja, o que poderia ser proveitoso acaba se revertendo contra ele. O cara consegue quase sempre perder a razão, que seria dele se ele fosse um pouquinho mais sensato e menos precipitado. 19 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (260)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca