BRASIL : MUNDO : DINHEIRO : COTIDIANO : ESPORTE : INFORMÁTICA : ILUSTRADA : EM CIMA DA HORA : GALERIA DE IMAGENS
  
  Folha Online > Mundo > Submarino Kursk
BUSCA
HISTÓRIA
Leia a cronologia dos acidentes com submarinos russos

da da Reuters, em Moscou (Rússia)

Falhas técnicas danificaram o submarino tipo Oscar II no sábado, forçando o fechamento do seu reator nuclear, o que provocou em seguida o naufrágio no mar Barents (norte do país), disse um porta-voz russo da Marinha.

O porta-voz disse que o submarino Kursk não estava carregando nenhuma arma nuclear e que os problemas técnicos não afetaram o reator.
Acidentes desse tipo não são tão raros como se pensa. Nos 40 anos, houve pelo menos nove acidentes do gênero, alguns com registro de mortos e outros sem grandes consequências.

A "Reuters" preparou uma cronologia dos principais acidentes envolvendo os submarinos nucleares russos, com o auxílio das informações do movimento ambientalista Greenpeace, disponíveis no website www.greenpeace.org.



Julho de 1961 - O capitão e sete membros da tripulação morreram quando radiação vazou do primeiro submarino nuclear da União Soviética. Um tubo do sistema de controle dos dois reatores havia se rompido.

8-10 de março de 1968 - O submarino soviético do tipo Golf II (a classificação é da Otan - Organização do Tratado do Atlântico Norte), a diesel, que carregava três mísseis do tipo SS-N-5, afundou no Pacífico. O submarino K-219 também poderia estar carregando dois torpedos nucleares.

12 de abril de 1970 - O submarino nuclear Novembro afundou no Oceano Atlântico, próximo à Espanha. O submarino k-8 estava equipado de dois reatores nucleares e carregava dois torpedos.

8 de setembro de 1977 - O submarino Delta 1 bateu acidentalmente num ogiva de míssil na península de Kamchatka, no nordeste do país.

10 de agosto de 1985 - Uma explosão devastou a Shkotovo 22, uma plataforma de consertos de navios e serviços de abastecimento nuclear da Marinha soviética. Dez pessoas morreram. Muitas morreram depois, por terem ficado expostas à radiação.

6 de outubro de 1986 - O submarino nuclear Yankee, que carregava 16 mísseis SS-N, cada um com duas ogivas, além de dois torpedos nucleares, naufragou a cerca de 1.000 quilômetros ao nordeste das Bermudas.

7 de abril de 1989 - O submarino nuclear Mike afundou no norte da Noruega, matando 42 pessoas depois de um incêndio a bordo. O Komsomolets estava carregando dois torpedos nucleares.

27 de setembro de 1991 - Durante exercícios de treinamento a bordo do submarino Typhoon no mar Branco (norte do país), um míssil errou o alvo. O submarino, armado com mísseis nucleares e torpedos, retornou à base com segurança.

20 de março de 1993 - O submarino nuclear Delta 3, que carregava mísseis balísticos e operava no mar Barents (norte do país), foi atingido pelo submarino nuclear norte-americano Grayling. Ambos voltaram para as suas bases.


 Resgate
Clique na imagem para ver como será o resgate do Kursk
 Animação
Veja passo-a-passo como foi o acidente
 O local
 Imagens
France Presse
Clique na imagem para ver as imagens dos familiares em luto
AP
Clique na imagem para ver outras fotos do submarino Kursk

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.