Mundo
18/09/2006 - 21h35

Bush diz ao premier da Malásia que desculpa do papa foi sincera

Publicidade
da France Presse, em Nova York

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, disse hoje ao primeiro-ministro da Malásia, Abdullah Ahmad Badawi, que o papa Bento 16 foi "sincero" ao pedir desculpas por seus comentários sobre o islamismo, que causaram revolta no mundo islâmico.

Syed Hamid Albar havia considerado inadequada a desculpa do papa pela reação que provocou com seus comentários, em que relacionou o Islã à violência, e disse que insistiria em uma desculpa ampla, oficial.

No domingo, o papa disse que lamentava a reação gerada pelo discurso, destacando que a passagem que citou no sermão na universidade Regensburg "não expressa, de forma alguma, sua forma de pensar".

O tema surgiu entre Bush e Badawi em um encontro de 50 minutos, paralelo à Assembléia Geral das Nações Unidas, em que também falaram sobre a paz no Líbano.

"O presidente (Bush) disse que o papa se desculpou por seus comentários e o presidente acredita que o Papa foi sincero, e encerrou o assunto", afirmou o diretor do conselho nacional de segurança para assuntos relacionados ao Leste da Ásia, Dennis Wilder.


Leia mais
  • Papa Bento 16 lamenta "profundamente" ter ofendido muçulmanos
  • Leia trechos do discurso do papa que causaram polêmica

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Vaticano
  • Leia o que já foi publicado sobre Bento 16
  • Leia o que já foi publicado sobre o islã
  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca