Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/09/2006 - 13h08

Em novo áudio, Al Qaeda pede mais violência e seqüestros no Iraque

Publicidade

da Folha Online

Uma mensagem de áudio atribuída à rede terrorista Al Qaeda no Iraque, divulgada nesta quinta-feira em um site islâmico na internet, pede que a insurgência realize mais ataques e atos de violência no país --incluindo seqüestros de estrangeiros.

A mensagem pede que os militantes acirrem a "guerra contra o Ocidente" no Iraque durante o Ramadã [mês sagrado dos muçulmanos], que termina no final de outubro. "Peço que os combatentes intensifiquem os ataques durante este mês", diz.

A voz supostamente seria de Abu Hamza al Muhajir, o líder da rede, mas a autoria não pode ser confirmada, segundo a rede de TV americana CNN.

Al Muhajir sucedeu Abu Musab al Zarqawi como líder da Al Qaeda no Iraque, depois que ele foi morto em um bombardeio dos EUA em junho último.

Na gravação, a suposta voz do líder da Al Qaeda afirma que mais de 4.000 combatentes estrangeiros morreram no Iraque durante confrontos com tropas americanas e iraquianas.

"Mais de 4.000 muhajir [combatentes estrangeiros] e muitos outros guerreiros iraquianos deram seu sangue pelo Iraque", diz a voz.

Na fita, a voz atribuída à Al Muhajir também exige a libertação do clérigo radical egípcio Omar Abdel Rahman, que cumpre prisão perpétua nos Estados Unidos por inspirar os ataques de 1993 contra o World Trade Center e armar um atentado contra prédios, pontes e túneis.

Al Muhajir, egípcio conhecido também como Abu Ayub al Masri, divulgou uma fita de áudio no início de setembro pedindo que seus seguidores matem americanos. Segundo o Exército americano, o apelo contribuiu para o aumento nos ataques contra as tropas dos EUA.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Violência sectária ganha força no Iraque; país registra 21 mortes
  • 60% de iraquianos aprovam ataques contra os EUA

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a violência sectária no Iraque
  • Leia o que já foi publicado sobre Moqtada al Sadr
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página