Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/10/2006 - 22h35

EUA incluem Evo Morales em lista antiterrorista

Publicidade

da Efe, em Nova York

O presidente da Bolívia, Evo Morales, está na lista utilizada pelas forças de segurança dos Estados Unidos para rastrear a presença de possíveis terroristas entre os passageiros de vôos, segundo a cadeia americana CBS.

O programa "60 minutes", da CBS, revelará na edição deste domingo (8) alguns dos detalhes mais curiosos da lista que, segundo a investigação jornalística, foi elaborada de maneira muito precipitada.

Segundo o site da CBS, a lista, com 44 mil nomes, inclui pessoas com tão pouca probabilidade de realizar um ato terrorista como o presidente da Bolívia, Evo Morales, ou o porta-voz do Parlamento libanês, Nabih Berri.

Outras pessoas com poucas chances de delinqüir são o ex-governante iraquiano Saddam Hussein, que está detido, e os membros da Al Qaeda que seqüestraram os aviões de 11 de setembro de 2001, que morreram nos ataques.

A lista inclui, por outra parte, nomes tão comuns que são compartilhados por milhares de pessoas inocentes no mundo todo, como Gary Smith, John Williams e Robert Johnson.

Na reportagem, que irá ao ar no domingo, o ex-agente do FBI [polícia federal americana] Jack Cloonan diz que a lista foi elaborada de maneira precipitada após os ataques de 11 de setembro de 2001 em Nova York e Washington.

Uma revisão da lista revela que ela não inclui alguns dos supostos terroristas vivos mais perigosos, como os 11 britânicos que supostamente planejavam explodir um avião com explosivos líquidos e que estavam sob investigação há mais de um ano.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Evo Morales
  • Leia o que já foi publicado sobre terrorismo nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página