Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/10/2000 - 09h05

Candidatos dos EUA fazem 2º debate na TV

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Como parte da disputa pela Presidência dos EUA, os candidatos democrata, Al Gore, e republicano, George W. Bush, enfrentam-se hoje no segundo debate televisionado. Ele pode ser decisivo para o resultado final da eleição, pois os dois encontram-se em empate técnico, segundo pesquisa divulgada ontem pela agência de notícias "Reuters" e pela rede de TV "MSNBC".

O debate de hoje, que será realizado na Universidade Wake Forest em Winston-Salem, Carolina do Norte (leste do país), tem um formato que pode favorecer Bush.

Os dois candidatos estarão sentados a uma mesa, respondendo a questões feitas pelo moderador Jim Lehrer, em vez de estarem de pé, como ocorreu no primeiro debate, realizado no último dia 3 de outubro na Universidade de Massachusetts - em Boston (também na Costa Leste).

Esse formato pode propiciar um ambiente mais informal, no qual os candidatos poderão conversar entre si sobre os principais temas da campanha, diferentemente do ocorrido em Boston, quando Bush e Gore se limitaram a responder às perguntas do mesmo moderador.

Esse clima mais informal deve, segundo analistas políticos norte-americanos, beneficiar Bush, pois ele costuma ter uma melhor performance quando pode ser mais participativo. Pesquisas feitas após o primeiro debate mostraram que o vice-presidente Gore teve pequena vantagem sobre Bush ou empate técnico.

Um terceiro e último debate entre os dois candidatos está marcado para 17 de outubro e acontecerá na Universidade Washington em St. Louis, no Estado de Missouri (centro do país). O terceiro confronto também terá novas regras, com a participação de membros da comunidade local, que poderão fazer perguntas aos candidatos. A eleição presidencial ocorrerá em 7 de novembro.

Os aliados de Bush estão confiantes de que ele terá uma melhor participação no debate de hoje e disseram esperar que a política externa, apesar de ser considerada ponto fraco do candidato republicano, seja um dos assuntos mais discutidos esta noite.

Com acontecimentos no Oriente Médio e na Iugoslávia dominando o noticiário, parece lógico que questões sobre a política externa dos EUA tenham bastante espaço, ao contrário do que ocorreu no primeiro debate.

Isso daria a Bush a chance de rebater as críticas do candidato democrata, que tem dito que seu concorrente não tem experiência nessa área.

"Gore tem colocado dúvidas sobre a experiência do governador (do Texas, Bush)", disse Condoleeza Rice, conselheira para política externa do candidato republicano. "Acredito que Gore tenha tentado criticar veladamente a competência de Bush. Foi uma tentativa de menosprezar nosso candidato", completou.


NA TV: CNN International (em inglês) e CNN en Español (com tradução simultânea para o espanhol), ao vivo, às 23h; a rede Bandeirantes deve transmiti-lo à 0h (com tradução simultânea em português).


  • Leia mais no especial Eleições nos EUA.



  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página