Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/10/2006 - 13h15

Papa pede que Igreja "estabeleça a verdade" sobre pedofilia

Publicidade

da France Presse, no Vaticano

O papa Bento 16 apelou neste sábado à Igreja da Irlanda para "estabelecer a verdade" sobre os casos de sacerdotes acusados de pedofilia e pediu mais prevenção, ao receber os bispos irlandeses no Vaticano.

"É urgente reconstruir a confiança onde ela foi traída", disse o papa em seu discurso, cujo conteúdo foi divulgado pelo Vaticano.

"Nos últimos anos, tiveram de responder a numerosos casos de abusos sexuais de menores, que são mais trágicos ainda quando cometidos por um religioso", declarou Bento 16. "Em vossos constantes esforços para gerir eficazmente o problema, é importante estabelecer a verdade sobre o passado" e "tomar as medidas necessárias para evitar que isto volte a ocorrer", ressaltou o papa.

Bento 16 também pediu aos bispos que "se assegurem de que os princípios da justiça sejam totalmente respeitados e, acima de tudo, que sejam curadas as feridas das vítimas".

Segundo a Igreja Católica da Irlanda, mais de cem sacerdotes e membros de ordens religiosas da arquidiocese de Dublin foram acusados de abusos sexuais contra crianças desde 1940.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre pedofilia na Igreja
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página