Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/11/2006 - 11h38

Bush perdeu as eleições devido ao Iraque, diz premiê italiano

Publicidade

da Efe, em Roma

O primeiro-ministro da Itália, Romano Prodi, disse que o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e seu Partido Republicano perderam as eleições devido à guerra no Iraque.

Em entrevista à rádio pública italiana, Prodi disse também que houve problemas internos que contribuíram para a derrota dos republicanos, mas disse que inclusive estes foram causados pela guerra no Iraque, sem precisar quais eram.

Questionado se agora Bush ficará mais fraco, o chefe do governo italiano disse que é preciso esperar o resultado final no Senado, mas disse que, a partir deste momento, "será um presidente que terá que discutir tudo com a oposição".

Em relação a um possível giro da política de Washington e uma mudança nas relações entre os Estados Unidos e a Europa, Prodi disse que "continuará a evolução que já houve, ou seja, menos atritos e mais cooperação com a Europa, como vem acontecendo nos últimos meses".

Sobre as relações com a Itália, Prodi disse que "nos últimos meses começou uma colaboração forte e ativa. O caso do Líbano foi muito significativo, porque a missão esteve fortemente apoiada pelos Estados Unidos".

O presidente da Câmara dos Deputados italiana, Fausto Bertinotti, concordou que a derrota de Bush tem relação direta com a guerra no Iraque.

Para Bertinotti, além disso, "a vitória dos democratas pode favorecer uma idéia de política multilateral e multipolar no mundo, que reconquiste em todas as partes o tema da paz".

Com agências internacionais

Leia mais
  • Entenda as eleições nos EUA
  • Saiba mais sobre a Câmara dos Representantes
  • Saiba mais sobre o Senado americano

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre as eleições nos EUA
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página