Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/11/2006 - 17h21

Embaixador americano na ONU pode perder cargo

Publicidade

da Folha Online

As perspectivas de o embaixador americano John Bolton permanecer na ONU foram praticamente descartadas nesta quinta-feira na medida em que democratas e um importante líder republicano disseram que continuarão a fazer oposição à sua nomeação.

Este é considerado outro "balde de água fria" despejado no presidente Bush dois dias após os democratas terem triunfado nas eleições, fato que lhes dará o controle do Congresso Americano no próximo ano. Na quarta-feira, Bush anunciou que o secretário de Defesa americano, Donald H. Rumsfeld, renunciara.

Na quinta-feira, a Casa Branca resubmeteu a nomeação de Bolton ao Senado, onde a indicação para mais um ano de mandato se enfraqueceu. Bush o indicou a um trabalho temporário em agosto de 2005 enquanto o Congresso estava em recesso, indicação que expirará assim que a Casa for renovada, o que não deve passar de janeiro próximo.
Reuters/Keith Bedford
O embaixador americano John Bolton, que pode perder o cargo
O embaixador americano John Bolton, que pode perder o cargo


O senador republicano Lincoln Chafee, que foi derrotado pelo democrata Sheldon Whitehouse na terça-feira, disse a repórteres do Estado de Rhode Island que continuaria a se opor a Bolton e que iria induzir os republicanos a negar a nomeação do embaixador ao Comitê de Relações Exteriores do Senado.

"O povo americano se pronunciou contra a agenda do presidente Bush em diversos pontos e, presumivelmente, um deles é relativo à política externa", disse Chafee. "E, nesse estágio do meu mandato, não endossarei algo que o povo americano seja contrário", completou.

"Eu não vejo razão para considerar nova nomeação do sr. Bolton para o Comitê de Relações Internacionais porque, mesmo não levando em consideração o que houve lá, ele não está sendo considerado pelo conjunto do Senado", disse o senador Joe Biden, do Estado de Delaware, um dos líderes democratas no comitê.

Impopular

Os democratas dizem que Bolton é um "tirano" em quem faltam habilidades diplomáticas necessárias para assuntos internacionais.

Em 2005, Chafee hesitou em apoiar Bolton e citou preocupações a respeito de seu envolvimento com uma investigação falha da inteligência americana antes da guerra do Iraque. Em setembro, Chafee --que estava em campanha de reeleição-- afirmou que se oporia à nomeação de Bolton até que sua administração respondesse a questões acerca de sua política no Oriente Médio, fator que, efetivamente, atrasou qualquer voto após as eleições.

Bush, por sua vez, pediu a congressistas republicanos, na manhã dessa quinta-feira, na Casa Branca, que confirmassem Bolton na sessão da semana que vem, informou o porta-voz Tony Snow.

Questionado se Bush acha que Bolton será confirmado, Snow respondeu: "Veremos."

Com Associated Press

Leia mais
  • Entenda as eleições nos EUA
  • Saiba mais sobre a Câmara dos Representantes
  • Saiba mais sobre o Senado americano

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre as eleições nos EUA
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página