Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/11/2006 - 22h37

Giuliani confirma que pretende concorrer à Presidência dos EUA

Publicidade

da Folha Online

O ex-prefeito republicano de Nova York Rudolph Giuliani, que conduziu sua cidade nos dias que sucederam os ataques terroristas de 11 de setembro, confirmou, nesta terça-feira, que deu o primeiro passo para uma disputa presidencial em 2008.

Discursando em Edmonton, como parte de uma série de leituras sobre liderança, o conhecido republicano reuniu documentos para criar um comitê de pré-campanha presidencial, o que permitiria a ele arrecadar fundos para testar seu poder de fogo em uma disputa à Casa Branca viajando pelos Estados Unidos.

"Este é o primeiro passo a ser dado. Obedecer a lei", disse Giuliani. "É comitê investigativo e não passa disso. É um comitê para explorar o que devemos fazer. Se podemos arrecadar dinheiro e se podemos organizar apoios [à candidatura]."

Um potencial rival à indicação do republicano, senador John McCain, do Estado do Arizona, disse, no domingo, que ele também estava organizando um comitê semelhante.

De acordo com a lei federal americana, um comitê investigativo permite que um indivíduo viaje e avalie o nível de apoio que um candidato pode ter sem que necessariamente se declarem formalmente candidatos e sem a obrigação de aderir a todas as leis federais de financiamento de campanha.

Giuliani foi amplamente elogiado por sua condução de Nova York durante e após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001. Ele disse durante meses que esperaria o fim das eleições de 2006 para decidir se iria disputar a Presidência dos Estados Unidos.

O ex-prefeito é um republicano moderado, que apóia o controle de armas, a união civil entre pessoas do mesmo sexo, pesquisas embrionárias com células-tronco e direito de aborto-- em oposição à grande maioria republicana.

Giuliani tentou amenizar essas diferenças e ofereceu forte apoio ao presidente George W. Bush na convenção republicana de 2004 em Nova York.

Com Associated Press

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Rudolph Giuliani
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página