Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/11/2006 - 17h57

Confrontos no México deixam três mortos e centenas de feridos

Publicidade

da Ansa, no México

Pelo menos três pessoas morreram, centenas foram presas e mais de cem ficaram feridas durante os confrontos ocorridos ontem entre as tropas federais mexicanas e os manifestantes do Estado de Oaxaca, disseram hoje fontes da oposição e oficiais.

Durante o confronto foram incendiados prédios públicos, hotéis e dezenas de carros, segundo os boletins.

Efe
Mexicano passa por um veículo em chamas
Mexicano passa por um veículo em chamas
A luta foi considerada a mais violenta dos últimos seis meses, desde que começou o conflito em Oaxaca, onde a Assembléia Popular dos Povos (Appo), uma aliança de centenas de organizações civis, exige a renúncia do governador local e a retirada da Polícia Federal Preventiva (PFP) enviada pelo presidente Vicente Fox em 28 de outubro.

Fontes da Cruz Vermelha informaram que pelo menos três feridos precisaram ser hospitalizados e outras 45 pessoas chegaram a esta instituição pedindo refúgio, mas o governador Ulises Ruiz (do Partido Revolucionário Institucional, PRI, opositor ao nível federal) negou a existência de feridos.

Os médicos afirmaram que atenderam dezenas de feridos por causa da intoxicação por gases lacrimogêneos e lesões provocadas por golpes.

O centro histórico da colonial Oaxaca, tradicional local turístico internacional, amanheceu em virtual estado de sítio porque as tropas impedem a circulação livre de pessoas depois dos incêndios provocados pelos manifestantes, que foram reprimidos e dispersos pela PFP com tanques antimotins.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre os confrontos em Oaxaca
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página