Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/12/2006 - 15h53

Saiba mais sobre o ditador chileno Augusto Pinochet

Publicidade

da Folha Online

O ex-ditador Augusto Pinochet --morto aos 91 neste domingo-- chegou ao poder após um golpe de Estado ocorrido em 11 de setembro de 1973.

O golpe militar depôs o então presidente chileno, o socialista Salvador Allende, que foi acusado pela Câmara dos Deputado de ter violado a Constituição chilena.

Allende morreu logo após ser preso. As circunstâncias exatas de sua morte nunca foram esclarecidas. Uma autópsia realizada em 1990 apontou que ele pode ter cometido suicídio.

Após o golpe de Estado, uma junta militar foi estabelecida para governar o Chile, e Pinochet foi apontado como representante do Exército. Em pouco tempo, Pinochet consolidou seu poder e, em 1974 --apenas um ano após o golpe-- foi proclamado presidente da República.

Efe
O ex-ditador chileno Augusto Pinochet, morto no Chile aos 91 após sofrer um ataque cardíaco
Durante os 17 anos de seu regime, Pinochet perseguiu membros e aliados da coalizão União Popular, ligada ao antigo governo. Em 1973, ao menos 70 foram vítimas da Caravana da Morte.

Cerca de 3.000 chilenos morreram entre 1973 e 1990, como vítimas da ditadura de Pinochet.

O regime começou a chegar ao fim em 1980, quando uma nova Constituição foi aprovada.

Em 1983, a oposição e os movimentos trabalhistas começaram a organizar demonstrações e greves contra o regime, provocando respostas violentas de autoridades de governo.

Em 1990, o Chile finalmente retornou a um regime civil.

Carreira

Nascido em Valparaíso em 1915, Augusto Pinochet Ugarte concluiu os estudos na escola secundária em sua cidade natal em 1930. Três anos mais tarde, ingressou na Escola Militar, onde se graduou em 1937. Dois anos depois, foi aceito no regimento Maipo, de Valparaíso.

Em 1953, já graduado major, foi enviado para o regimento "Rancagua", em Arica. Nesta época, foi indicado professor da Academia de Guerra, e retornou a Santiago para assumir o posto.

Em 1956, foi escolhido para integrar uma missão militar que colaboraria com a Academia de Guerra do Equador, em Quito, onde permaneceu durante três anos. Neste período, estudou geopolítica, geografia militar e inteligência.

Em 1968, foi nomeado chefe da 2ª Divisão do Exército, com base em Santiago, e, ao final do ano, foi promovido brigadeiro-general e comandante-chefe da 6ª Divisão, em Iquique.

Em janeiro de 1971, foi promovido a general de divisão e nomeado comandante-general do Exército Garrison de Santiago. No ano seguinte, tornou-se general-chefe do Exército.

Pinochet era casado desde 1943 com Lucía Hiriart Rodríguez, com quem teve cinco flhos --Inés Lucía, María Verónica, Jacqueline Marie, Augusto Osvaldo e Marco Antonio.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Augusto Pinochet
  • Leia o que já foi publicado sobre a ditadura no Chile
  • Veja galeria de imagens de Augusto Pinochet
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página