Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/12/2006 - 21h23

Peru não felicitará Chávez por sua reeleição

Publicidade

da Folha Online

O Peru não felicitará o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, por sua reeleição em domingo, disse, nesta segunda, o chanceler peruano, José Antonio García Belaunde.

"Não, ao senhor Chávez não será enviada nenhum mensagem, porque ele não enviou nenhuma mensagem de felicitação ao presidente Alan García quando foi eleito", disse o chanceler à imprensa no aeroporto Internacional de Lima.

García Belaunde disse que a reeleição do mandatário venezuelano "era esperada" depois de afirmar que espera que "em algum momento possam se normalizar" as relações entre Peru e Venezuela.

A inimizade de Chávez com García, que assumiu a Presidência em julho, começou na campanha eleitoral deste ano, quando ambos trocaram insultos, que afetaram o então presidente peruano, Alejandro Toledo, o que derivou na retirada de seus respectivos embaixadores.

O mandatário venezuelano respaldava a candidatura do nacionalista Ollanta Humala, que foi derrotado no segundo turno de junho por García.

Chávez liderava a apuração com 61,62% dos votos, contra 38,12% dados ao candidato da oposição Manuel Rosales e 24,36% de abstenções, depois da apuração de 85% dos votos.

Leia mais
  • Chávez comemora vitória com ampla vantagem
  • Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Hugo Chávez
  • Leia o que já foi publicado sobre Manuel Rosales
  • Leia a cobertura completa da eleição na Venezuela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página