Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/12/2006 - 10h51

Fidel reaparece em mensagem e felicita Hugo Chávez

Publicidade

da Ansa, em Havana

O líder cubano Fidel Castro, 80, cumprimentou em uma breve mensagem o venezuelano Hugo Chávez por sua reeleição no último domingo, qualificando-a de "façanha política" que "comoveu o mundo". Fidel se afastou do poder há quatro meses devido a problemas de saúde.

"Sua vitória foi contundente, esmagadora, e sem paralelo na história de nossa América", afirmou Fidel em uma carta difundida nesta terça-feira pela imprensa oficial com sua assinatura.

"Sua façanha política e a do povo venezuelano comoveram o mundo", e "os povos oprimidos do mundo agradecerão sempre a estratégia e a coragem com que travaste tão difícil batalha de idéias", disse Fidel a Chávez, que dedicou ao líder cubano sua vitória sobre Manuel Rosales.

Efe
O líder cubano, Fidel Castro, felicita Hugo Chávez por vitória em eleição na Venezuela
A nota marca a reaparição de Fidel Castro na mídia, a uma semana da mensagem que dirigiu à Fundação Guayasamín, onde se desculpou por sua ausência nas comemorações de seus 80 anos, cumpridos no dia 13 de agosto, por não estar ainda "sem condições" de saúde.

A ausência no desfile militar do último sábado (2), em que Cuba comemorou 50 anos de luta revolucionária, gerou dúvidas sobre a evolução de Fidel, que oficialmente está se recuperando.

O líder delegou o poder há mais de quatro meses, e, desde então, foi visto apenas em fotos e vídeos, o último deles no dia 28 de outubro, quando desafiou rumores provenientes dos Estados Unidos de que sofreria de um câncer terminal.

A nota resumida contrastou com a habitual profusão do cubano quando se dirige a Chávez, amigo e aliado político, que dedicou sua vitória a Fidel, a quem chamou de "pai revolucionário".

Cuba e Venezuela mantêm uma estreita aliança comercial e política, e promovem para região a Alternativa Bolivariana para as Américas (Alba) em oposição à Alca promovida por Washington.

Em declarações na Venezuela, Chávez disse que viajará em breve à Havana para visitar o presidente cubano.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Hugo Chávez
  • Leia o que já foi publicado sobre Fidel Catsro
  • Leia cobertura completa sobre a eleição na Venezuela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página