Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/12/2006 - 22h46

Hillary Clinton busca apoio a possível candidatura à Presidência

Publicidade

da Efe, em Washington

A senadora Hillary Clinton começou a fazer contatos em vários Estados importantes para impulsionar uma possível candidatura presidencial nas eleições de 2008, informaram hoje meios de comunicação locais.

No fim de semana, a senadora democrata por Nova York e mulher do ex-presidente Bill Clinton fez várias ligações para importantes integrantes de seu partido em New Hampshire e ontem entrou em contato com líderes do Estado de Iowa.

Estes dois Estados são os primeiros a realizarem primárias para a escolha do candidato democrata à Presidência em 2008.

O presidente do Partido Democrata em Iowa, Gordon Fischer, assegurou ter sido convidado por Hillary Clinton para um jantar em Washington na semana que vem, e John Lynch, governador de New Hampshire, também conversou com a senadora.

Em Iowa, primeiro Estado a realizar primárias, a disputa será especialmente complicada para Clinton, já que o democrata Tom Vilsack, governador do Estado, é um dos que disputam uma candidatura presidencial.

Além disso, outro possível adversário da senadora, John Edwards, colocou especial ênfase em Iowa nos movimentos de sua campanha para as primárias.

Apesar de tudo, Clinton goza nas pesquisas de uma cômoda vantagem sobre os hipotéticos candidatos democratas Barack Obama, senador por Illinois, e sobre o próprio Edwards.

No entanto, numa hipotética disputa com os republicanos de maior destaque, o senador John McCain e o ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani, Clinton é superada em todas as pesquisas.

O último a somar-se à corrida presidencial do lado dos democratas foi o senador por Indiana Evan Bayh, que fez o anúncio no último domingo, embora a lista deva crescer ainda mais.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Hillary Clinton
  • Leia cobertura completa sobre as eleições americanas de 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página