Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/12/2006 - 15h04

Durante tour, Hugo Chávez promove união entre esquerdas latinas

Publicidade

da Folha Online

O presidente reeleito da Venezuela, Hugo Chávez, convocou uma maior integração da América do Sul e anunciou planos para um vasto gasoduto na região antes de chegar nesta sexta-feira ao Uruguai. A visita ao governo em Montevidéu faz parte de um tour de vitória nas recentes eleições venezuelanas pelos países da região.

Chávez chegou nesta sexta-feira a uma base militar próxima à capital uruguaia, Montevidéu, onde estava previsto um almoço com o presidente do Uruguai, Tabaré Vazquez. Depois, Chávez deverá ir para a Bolívia para participar de uma reunião de cúpula dos países da América do Sul.

Em seu tour pela região, Chávez promoveu a integração entre os países e anunciou planos de construir um duto de gás natural de US$ 20 bilhões ao longo de 9.000 km, saindo das reservas da Venezuela e chegando ao Brasil, Argentina e outros países.

Especialistas, no entanto, questionam a viabilidade do projeto, para o qual não foi fixada uma data de início.

Viagem

Na Argentina, Chávez defendeu o projeto do gasoduto ao dizer que irá "trabalhar rapidamente para reavivar o plano de levar gás da Venezuela até Buenos Aires, além de garantir a energia necessária para o futuro desenvolvimento da América do Sul". Em Brasília, o presidente venezuelano chamou o plano de "o projeto mais importante jamais contemplado pelo continente".

Ao mesmo tempo em que planeja a grande obra, Chávez busca aprofundar a integração na região como forma de se contrapor à influência dos Estados Unidos nas Américas.

Durante o tour, Chávez já visitou três líderes da América do Sul, onde cresce cada vez mais o grupo de países de tendência esquerdista: Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Nestor Kirchner (Argentina) e agora Tabaré Vazquez.

O presidente venezuelano também deverá se reunir com o líder boliviano Evo Morales, que será o anfitrião da cúpula regional.

Com Associated Press

Leia mais
  • Cúpula da América do Sul quer avançar em integração física
  • Chávez inicia pelo Brasil visita a sócios do Mercosul
  • Análise: América Latina vira à esquerda, mas sem imitar Chávez

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Hugo Chávez
  • Leia cobertura completa sobre as eleições na Venezuela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página