Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/12/2006 - 11h34

Mais de 60 mil pessoas passaram pelo velório de Pinochet

Publicidade

da France Presse
da Folha Online

Mais de 60 mil pessoas passaram pelo velório do ditador chileno Augusto Pinochet, em um comparecimento em massa que obrigou as autoridades a manter abertas as portas da Escola Militar até a madrugada desta terça-feira, informou a polícia.

"Os cálculos indicam que compareceram entre 60 mil e 70 mil pessoas", disse o chefe de polícia Jorge Rojas. Ele disse que a entrada das pessoas aconteceu sem maiores incidentes e que durante a noite apenas um manifestante foi detido, por incitação à desordem.

Alguns meios de comunicação informaram que uma das pessoas que entrou na Escola Militar cuspiu sobre o caixão.

Longas filas, que aumentaram ao fim do horário de trabalho, se formaram durante todo o dia nas imediações da academia militar, situada em um exclusivo bairro de Santiago.

Os milhares de chilenos que foram se despedir de Pinochet foram submetidos apenas a um detector de metais e registraram seus nomes em um livro de visitas.

Cerimônia

O velório do ex-ditador teve quatro cerimônias fúnebres na segunda-feira (11), a primeira delas oficiada pelo arcebispo de Santiago, Francisco Javier Errázuriz.

Pinochet receberá todas as honras militares, mas seu funeral não terá caráter de Estado nem haverá luto nacional, segundo decidiu a presidente do Chile, Michelle Bachelet. O governo confirmou um dispositivo de segurança para a cerimônia militar.

O ex-ditador faleceu no último domingo (10) aos 91 anos no Hospital Militar de Santiago, onde havia sido internado uma semana antes afetado por um infarto grave do miocárdio e um edema pulmonar agudo.

A figura de Pinochet ainda divide os chilenos, 33 anos após o violento golpe de Estado que liderou, dando início a uma ditadura (1973-1990) durante a qual mais de 3.000 pessoas foram vítimas de violações dos direitos humanos, entre elas 1.200 desaparecidos.

Leia mais
  • Saiba mais sobre o ex-ditador chileno Augusto Pinochet
  • Entenda as acusações enfrentadas por Pinochet na Justiça
  • Médicos negam "exagero" em diagnóstico de Pinochet
  • Pinochet, o homem mais temido do Chile, pode escapar da Justiça

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Augusto Pinochet
  • Leia o que já foi publicado sobre a ditadura no Chile
  • Veja galeria de imagens de Augusto Pinochet
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página