Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/12/2006 - 10h03

Rússia quer dialogar com Coréia do Norte sobre programa nuclear

Publicidade

da Efe, em Moscou

A Rússia não descarta conversas bilaterais com a Coréia do Norte, semelhantes às planejadas pelos Estados Unidos, durante a nova rodada de negociações multilaterais convocada para a próxima segunda-feira na China, disseram nesta quinta-feira fontes diplomáticas russas.

"Não pensamos em ceder aos americanos o monopólio dos contatos com os norte-coreanos à margem das reuniões a seis" lados (as duas Coréias, EUA, Japão, Rússia, China), afirmou um representante do Ministério do Exterior russo citado hoje pelo jornal "Novye Izvestia".

A declaração da diplomacia russa responde ao negociador americano nas conversas multilaterais sobre desarmamento nuclear, Christopher Hill, que não descartou um encontro "cara a cara" com representantes do regime de Pyongyang em Pequim.

O diário russo afirmou que os EUA têm instrumentos políticos, financeiros e energéticos suficientes para uma eventual "barganha" com a Coréia do Norte sobre a suspensão de seu programa nuclear, e questionou o que Moscou poderia oferecer a Pyongyang.

Ao contrário dos EUA, que aplicam uma política de "dois pesos, duas medidas", nos últimos seis anos a Rússia vem sempre apoiando o líder norte-coreano, Kim Jong il, e "recebeu em troca os testes de mísseis balísticos nas costas", criticou o "Novye Izvestia".

O jornal afirmou que o regime de Pyongyang, seguindo o exemplo do Irã, aprendeu a "manipular com habilidade as ambições políticas de cada um dos países" que participam das negociações com a Coréia do Norte.

O jornal acrescentou que, se a Rússia se juntar a essa política de negociações à parte proposta pelos EUA, e que o Japão também parece disposto a oferecer, "Kim entenderá que o 'sexteto' não passa de uma cobertura sob a qual podem brincar separadamente de "gato e rato" com cada um dos atores mundiais".

Especial
  • Leia cobertura completa sobre a crise da Coréia do Norte
  • Leia o que já foi publicado sobre o programa nuclear da Coréia do Norte
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página