Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/12/2006 - 08h42

Polícia britânica prende suspeito de assassinar cinco prostitutas

Publicidade

da Folha Online

A polícia britânica prendeu nesta segunda-feira um homem de 37 anos suspeito de ser o autor dos assassinatos de cinco prostitutas em Ipswich, no Condado de Suffolk, a leste de Londres.

De acordo com Stuart Gull, detetive encarregado do caso, o suposto estrangulador de Ipswich foi detido em sua casa em Trimley, nas proximidade de Felixstowe (Suffolk). As vítima, mortas num período de dez dias, foram abandonadas em um raio de nove quilômetros.

Os corpos das cinco mulheres [Annette Nicholls, 29, Gemma Adams, 25, Tania Nicol, 19, Anneli Alderton, 24, e Paula Clennell, 24], que estavam nus, foram encontrados nos arredores de Ipswich entre os dias 2 e 12 deste mês. Nenhuma delas apresentava sinais de violência ou de agressão sexual. Três delas --Nicol, Adams y Nicholls-- usavam suas jóias quando foram encontradas. De acordo com a polícia, todas elas eram usuárias de drogas e haviam trabalhado como prostitutas na região de Ipswich.

A ação para capturar o "serial killer" conta com cerca de 500 agentes de 31 diferentes corpos policiais --um dos maiores contingentes designados para resolver um caso na história do Reino Unido. A polícia recebeu telefonemas de mais de 2.500 pessoas com informações sobre os crimes.

Ajuda

Autoridades locais estão oferecendo ajuda financeira a prostitutas que atuam no leste do Reino Unido para que elas fiquem fora das ruas, enquanto as buscas pelo assassino se intensificam.

No entanto, muitas garotas ignoraram o alerta da polícia e continuam a trabalhar, muitas delas para manter o vício em drogas.

Especialistas já traçaram o perfil do assassino. "Estamos fazendo um retrato psicológico e já temos dados interessantes", disse Stewart Gull, chefe de investigações da polícia de Suffolk.

Segundo Mike Berry, psicólogo especializado em criminalística, o assassino mostra traços de "excepcional frieza". "Ele parece confiante de que não será pego", escreveu Berry no jornal "Daily Mirror". "Ele deve estar fascinado com a cobertura sobre o caso", acrescentou.

As mortes em Ipswich lembra os crimes cometidos no século 19 pelo assassino em série que ficou conhecido como Jack, o Estripador, que matou cinco prostitutas no leste de Londres em 1888, cuja identidade nunca foi descoberta.

Na década de 70, outro "serial killer", Peter Sutcliffe --chamado de o Estripador de Yorkshire-- matou 13 mulheres --a maioria prostitutas-- no norte do Reino Unido antes de ser preso.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Veja cronologia do caso do "serial killer" no Reino Unido
  • Polícia britânica encontra outros dois corpos de prostitutas
  • Reino Unido investiga crimes em série contra prostitutas
  • Polícia acha dois corpos em caso que lembra Jack, o Estripador

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Reino Unido
  • Leia o que já foi publicado sobre assassinatos em série
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página