Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/12/2006 - 22h24

ONU aprova plano de reforma de sede em Nova York

Publicidade

da Efe

O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, expressou neste sábado satisfação pela aprovação pela Assembléia Geral da reforma da sede do órgão em Nova York, que custará US$ 1,876 bilhão.

Os 192 países da ONU aprovaram ontem uma resolução que autoriza, pela primeira vez, a renovar o emblemático edifício. Os trabalhos devem começar em 2007 e terminar em 2014.

"Com a aprovação do plano, a sede da ONU será mais segura, saudável e com um ambiente mais propício para seu pessoal, delegados e visitantes. Estará mais bem equipada para adaptar-se às mudanças e para usar os recursos de uma maneira sustentável", disse Annan.

Ele agradeceu aos países-membros que financiarão a reforma, avaliada em US$ 1,876 bilhão, já que isso permitirá que a sede da ONU "seja um lugar a favor da paz para as futuras gerações".

O atual edifício da ONU foi desenhado por uma equipe de onze arquitetos, do qual fez parte o suíço Charles Edouard Jeanneret-Cinza, Le Corbusier, e sua construção terminou em 1952, sete anos depois da fundação da instituição mundial.

Conhecido como "Palácio de Cristal, a sede fica na parte leste da ilha de Manhattan, em um espaço que foi doado pela rica família Rockefeller.

Considerada um dos edifícios mais emblemáticos da cidade de Nova York, até o momento só tinha passado por consertos gerais, mas nunca uma reforma total para modernizar suas instalações e resolver os problemas do uso do amianto em sua construção.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a ONU
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página