Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/12/2006 - 12h03

Taiwan registra novo terremoto e sofre danos nas comunicações

Publicidade

da Folha Online

Após um terremoto que gerou um alerta contra tsunamis ontem, Taiwan registrou nesta quarta-feira um novo tremor. Enquanto isso, Filipinas, Indonésia, Cingapura e Tailândia são alguns dos países do Sudeste Asiático que registram problemas de comunicações em função do terremoto que atingiu a ilha ontem e danificou vários cabos submarinos, segundo companhias do setor.

O forte terremoto de 7,1 graus na escala Richter de terça-feira, que deixou dois mortos e pelo menos 42 feridos, teve na manhã de hoje uma réplica de 5,9 graus, segundo os serviços de meteorologia locais.

O novo tremor foi sentido sobretudo no condado de Pintung (sul), o mais afetado pelo tremor de terça-feira, no qual um homem de 34 anos e sua irmã faleceram no desabamento de um armazém.

A mulher, que faleceu depois de chegar ao hospital, protegia com o corpo os dois filhos gêmeos, informaram os serviços de resgate, que nesta quarta-feira ainda retiravam os escombros.

Danos na Ásia

As quatro principais empresas de telecomunicações que operam nas Filipinas --Philippine Long Distance Telephon (PLDT), Globe Telcommunications (Globe), BayanTel e Digitel-- viram seus serviços serem interrompidos ou prejudicados hoje.

Os problemas também afetam as linhas telefônicas e as conexões de internet.

Em Jacarta, os servidores de internet e seus usuários também sofrem as inconveniências de serviços cortados ou a lentidão das conexões. O telefone na capital indonésia, no entanto, parece funcionar bem.

Algo similar com a internet ocorre em Bangcoc, onde algumas páginas digitais estão inacessíveis e outras demoram muito mais do habitual para serem carregadas.

O principal operador de telefonia celular da Tailândia, Advance Info Service (AIS), está com seu serviço internacional afetado e recorreu a um sistema alternativos para manter suas operações.

Temporariamente, para ligar para alguns telefones celulares, é preciso marcar um número adicional depois do correspondente ao país.

Milhares de pessoas na Cingapura apresentaram hoje reivindicações às companhias por causa de interrupções em suas conexões de internet, mas os escritórios governamentais e o aeroporto do país não se viram afetados.

"O terremoto de Taiwan afetou vários sistemas de cabo submarino na Ásia. Como resultado, alguns usuários podem experimentar um lento acesso a internet ou de download de dados", explicou a Singapore Telecommunications (SingTel), principal companhia telefônica de Cingapura, em comunicado.

China

O terremoto de ontem também produziu graves danos nos cabos de fibra óptica que comunicam a China com o exterior, deixando o país asiático praticamente sem comunicação com o resto do mundo, segundo técnicos de telecomunicações nacionais.

Segundo assinalaram também comunicados oficiais da China Mobile e da China Telecom, as principais empresas de telecomunicações do país, o terremoto danificou seis cabos submarinos que ligam as redes de comunicações submarinas do país com os Estados Unidos através do oceano Pacífico.

Como conseqüência, é praticamente impossível acessar páginas de internet estrangeiras, assim como comunicar-se por telefone fixo com outros países, segundo a agência de notícias Efe em Pequim, Xangai e Hong Kong.

O problema também foi registrado em muitas outras grandes cidades, como Wuhan e Chongking, o que indica que a falha de comunicação acontece em escala nacional.

As autoridades chinesas declararam que estão tentado reparar "urgentemente" as redes de cabos para restaurar a comunicação com o exterior, embora fontes técnicas reconheçam que talvez seja preciso um ou dois dias para sanar o problema.

Taiwan está situada no ponto de união de duas placas tectônicas e por isso é afetada por terremotos de modo regular. O tremor mais violento na ilha chegou a 7,6 graus, em setembro de 1999, e deixou 2.400 mortos.

Com Efe e France Presse

Leia mais
  • Pior terremoto da década em Taiwan mata pelo menos dois
  • Entenda os terremotos e como eles afetam o planeta

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre terremotos
  • Leia o que já foi publicado sobre ondas gigantes
  • Leia o que já foi publicado sobre Taiwan
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página