Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/12/2006 - 20h14

Advogados de Saddam pedem que corte americana impeça execução

Publicidade

da Folha Online

Advogados do ex-presidente iraquiano Saddam Hussein, que pode ser enforcado em questão de horas, pediram nesta sexta-feira que a corte americana ordene a suspensão de sua execução.

Em um comunicado direcionado à Corte do Distrito de Washington, os advogados de Hussein pediram uma suspensão temporária da execução porque Saddam é réu em uma ação civil na mesma corte e que ele foi impedido de se defender adequadamente.

Fontes oficiais americanas negaram a afirmação de um advogado do ditador de que Saddam teria sido entregue sob a custódia das autoridades iraquianas para ser executado.

A premiê italiano, Romano Prodi, a Igreja Católica, além dos governos brasileiro e chileno são contrários à execução de Saddam.

Saddam Hussein deverá ser enforcado entre a noite desta sexta e o sábado, afirmou Munir Haddad, juiz da Corte de Apelações do Alto Tribunal Penal iraquiano, que assistirá à execução. Na última terça-feira, o tribunal ordenou o enforcamento do ex-ditador em até 30 dias pela morte de 148 xiitas em 1982.

Pouco antes da declaração do juiz , o deputado Sami al Askari, um colaborador do primeiro-ministro iraquiano, Nuri al Maliki, afirmou que "todos os documentos necessários para a execução estão prontos", e que "Saddam Hussein terá pouco tempo antes da aplicação da sentença".

A forca do ex-ditador já foi montada, confirmou um dos advogados de Saddam Hussein, que não quis ser identificado.

Segundo Al Askari, "se a execução não acontecer até o amanhecer de sábado será efetuada logo depois das festividades de Aod al Adha", a festa do sacrifício.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Forca de Saddam Hussein já está pronta, diz advogado
  • Saddam será enforcado "à noite ou amanhã", diz juiz iraquiano
  • Brasil critica condenação à morte de Saddam Hussein
  • Haider pede que europeus salvem Saddam e que Bush seja julgado
  • Cardeal diz que matar Saddam é compensar crime com outro crime

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o julgamento de Saddam Hussein
  • Leia o que já foi publicado sobre Saddam Hussein
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página