Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/12/2006 - 17h57

Membro do clã de Saddam vai a Bagdá para recolher seu cadáver

Publicidade

da Efe, em Tikrit

Fontes ligadas ao clã de Saddam Hussein asseguraram hoje que Ali Yassin al Nada, um dos membros do grupo do presidente, foi a Bagdá a bordo de um helicóptero dos EUA para recolher o cadáver do ditador enforcado na manhã deste sábado em Bagdá.

Segundo a fonte, que não quis revelar sua identidade, Saddam será enterrado em sua aldeia natal de Uya, na província de Salah al Din, junto a seus filhos Uday e Qussay, mortos em 2004 em enfrentamentos com as tropas americanas em Mossul (a 400 quilômetros ao norte de Bagdá), embora estas informações ainda não tenham sido confirmadas oficialmente.

Junto a Yassin al Nada, viaja o governador da província, Hamad Hammoud, que desde começo da manhã mantinha contatos com as autoridades para que o corpo do ditador fosse entregue a seu clã.

Está previsto que o helicóptero com o cadáver de Saddam se dirija a Tikrit, capital de Salah al Din (175 quilômetros ao norte de Bagdá), de onde será levado ao cemitério de Uya.

O lugar onde descansarão os restos do ditador iraquiano foi motivo de polêmica, antes mesmo de sua execução.

Horas antes de sua morte, por volta de 1h (de Brasília), sua filha Raghad Saddam, pediu que seu pai fosse enterrado na capital do Iêmen, Saná.

No entanto, sua sobrinha, Racha al Yassin, que vive na Arábia Saudita, pediu às organizações internacionais e às Nações Unidas que pressionem as autoridades iraquianas para que o corpo de Saddam Hussein seja entregue a seu clã, na cidade iraquiana de Tikrit.

Leia mais
  • Partido Baath instiga iraquianos a vingar morte de Saddam
  • Saddam estava calmo antes de execução, dizem testemunhas
  • Saiba quem foi o ditador Saddam Hussein
  • Morte por enforcamento leva três minutos
  • Veja as guerras protagonizadas pelo Iraque sob o domínio de Saddam

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o julgamento de Saddam Hussein
  • Leia o que já foi publicado sobre Saddam Hussein
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página