Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/01/2007 - 17h08

Bush pede união entre republicanos e democratas

Publicidade

da Ansa, em Washington

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, pediu união aos republicanos e democratas e para "trabalharem juntos" no novo Congresso em áreas que vão desde educação ao combate contra a corrupção, mas evitou fazer qualquer tipo de referência a suas políticas para o Iraque, duramente criticadas pela oposição.

"No inicio desta semana, os membros recentemente eleitos para a Câmara dos Deputados e para o Senado fizeram seu juramento e passaram a fazer parte do Congresso, felicito a todos e espero trabalhar com eles durante os próximos anos", disse Bush, cujo partido republicano sofreu uma grande derrota nas eleições de 7 de novembro, quando perdeu a maioria tanto no Senado quanto na Câmara.

Agora, nos últimos anos de seu segundo mandato, Bush terá um Congresso nas mãos da oposição, enfrentando fortes batalhas entre o Executivo e o Parlamento para que sejam aprovadas as iniciativas da Casa Branca.

Em seu discurso via rádio de sábado, Bush propôs "encontrar acordos" sobre assuntos como gasto público e manejo do orçamento setorial por parte do Congresso, onde muitas vezes são aprovadas de última hora modificações que resultam em financiamentos para projetos locais impulsionados pelos parlamentares para manter a popularidade em seus distritos.

"Com com um novo Congresso e um novo ano, os democratas e republicanos terão muitas oportunidades para servir ao povo dos Estados Unidos"," disse Bush.

A mensagem não continha nenhuma referência à situação no Iraque ocupado, onde o número de soldados norte-americanos mortos já ultrapassou a barreira de três mil. A tragédia da Casa Branca para o Iraque é um dos temas excluídos da agenda política norte-americana, e espera-se que a polêmica aumente na próxima semana quando Bush anunciará novas medidas.

Especial
  • Leia cobertura completa das eleições nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página