Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/01/2007 - 21h17

Democrata negro dá 1º passo para candidatura presidencial nos EUA

Publicidade

da Folha Online

O senador Barack Obama, 45, tido como "estrela em ascensão" do Partido Democrata nos Estados Unidos, deu nesta terça-feira o primeiro passo formal em sua intenção de se converter no primeiro presidente negro dos EUA. Com isso, Obama se tornou um dos principais competidores da senadora Hillary Clinton pela candidatura dos democratas.

Obama anunciou a seus partidários hoje a formação de um "comitê exploratório", organização que lhe permitirá avaliar o terreno antes de fazer um anúncio oficial de candidatura interna no próximo dia 10 de fevereiro no Estado de Illinois (norte).

O senador, que só está no Senado há dois anos (de um mandato de seis), é considerado o primeiro político negro com possibilidade real de competir nas eleições presidenciais americanas.

Depois de oficializar sua decisão, Obama deverá enfrentar a prova das eleições primárias, que permitirão designar no começo de 2008 o candidato democrata para a eleição presidencial do próximo ano.

Adversária

A principal adversária no caminho das ambições do senador é a ex-primeira-dama Hillary Clinton, senadora por Nova York.

Ao contrário de Obama, Clinton não tomou nenhuma medida oficial para confirmar uma intenção de concorrer nas próximas eleições presidenciais.

Ainda assim, a senadora já dispõe de um considerável apoio e de uma equipe de conselheiros experiente, entre eles muitos ex-funcionários de seu marido, o ex-presidente Bill Clinton (1993-2001).

Imagem da América

O cientista político Larry Sabato, da Universidade de Virgínia, disse estar surpreso pelo anúncio de Obama, dada sua juventude e falta de experiência. Sabato afirmou, no entanto, que acredita que o senador tem vantagens claras com relação a Hillary Clinton.

"Ele tem um contato com o povo que Clinton não possui", disse. Além disso, segundo o cientista político, Barack Obama "corresponde à imagem que os EUA têm de si mesmos: jovem, carismático, otimista, mestiço". O senador é filho de um queniano e de uma americana branca do Kansas.

Um terceiro possível candidato do Partido Democrata é John Edwards, que participou da campanha de John Kerry na eleição presidencial de 2004.

Já no Partido Republicano, três possíveis candidatos já formaram seus próprios "comitês exploratórios": o influente senador John McCain, o executivo mórmon e ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, e o ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Barack Obama
  • Leia o que já foi publicado sobre Hillary Clinton
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página