Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/01/2007 - 15h29

Coréia do Norte e EUA chegam a acordo em questão nuclear

Publicidade

da Folha Online

A Coréia do Norte afirmou nesta sexta-feira que conseguiu chegar a um acordo com os Estados Unidos sobre seu programa de armas nucleares. Apesar de os detalhes do acordo não terem sido divulgados, um alto oficial americano enviado para discutir o assunto com Pyongyang expressou otimismo sobre os progressos que agora poderão ser feitos quando forem discutidos os problemas do armamento com outros países.

O ministro das Relações Exteriores da Coréia do Norte afirmou que os encontros, realizados na Alemanha entre o enviado americano, Christopher Hill, e o negociador nuclear norte-coreano, Kim Kye Gwan, tiveram uma atmosfera "positiva e sincera e um certo acordo foi fechado ali". O que este acordo prevê sobre o futuro do programa nuclear da Coréia do Norte permanece um mistério.

Lee Jin-man/AP
Christopher Hill, negociador nuclear americano, dá entrevista em Seul (Coréia do Sul)
Christopher Hill, negociador nuclear americano, dá entrevista em Seul (Coréia do Sul)
Segundo Hill, a negociação feita nesta quinta-feira em Berlim lançou as bases para o progresso nas negociações entre seis países que deverão ser retomadas em breve, e que os EUA concordaram com a Coréia do Norte em uma série de questões. Os encontros, segundo ele, foram mais voltadas à uma troca de idéias do que uma negociação.

"Estou bem convencido de que temos a base para uma boa sessão da negociação de seis partes", afirmou Hill.

A mesa de negociações entre seis países sobre o programa nuclear de Pyongyang inclui, além dos EUA e da Coréia do Norte, a Coréia do Sul, o Japão, a China e a Rússia.

Casa Branca

Em Washington, o Departamento de Estado afirmou que nenhum ponto específico estava resolvido. O vice-porta-voz do departamento, Tom Casey, disse que os encontros permitiram a Hill ganhar um melhor entendimento sobre a posição atual da Coréia do Norte quanto a seu programa de armas nucleares e prepararam o terreno para as próximas negociações.

Antes de sua chegada em Seul (Coréia do Sul) nesta sexta-feira, Hill afirmou esperar que as próximas negociações aconteçam antes do dia 18 de fevereiro, quando é comemorado na Ásia o Ano Novo Lunar.

A última sessão do grupo de seis países aconteceu em Pequim (China) em dezembro de 2006, e não obteve progresso significativo. Em outubro do último ano, a Coréia do Norte realizou seu primeiro teste com uma bomba nuclear.

Os seis países continuam tentando implementar um acordo feito em setembro de 2005 com a Coréia do Norte, que prevê o desarmamento do país em troca de garantias de segurança.

Com Associated Press

Leia mais
  • China, Japão e Coréia do Sul expressam inquietação sobre Coréia do Norte

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Coréia do Norte
  • Leia cobertura completa sobre a crise da Coréia do Norte
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página