Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/01/2007 - 16h37

EUA esperam diálogo com Coréia do Norte em duas semanas

Publicidade

da Folha Online
com Reuters, em Pequim

O diálogo entre Coréia do Norte e EUA --com o objetivo de persuadir a Coréia a desistir das armas nucleares-- pode ser retomado dentro de duas semanas, informou neste domingo o enviado de Washington para as negociações.

Christopher Hill, assessor da Secretaria do Estado, fez a declaração após o encontro com Wu Dawei, negociador da China em questões multilaterais, afirmou a agência de notícias japonesa Kyodo.

"Falando com Wu Dawei, penso que ele concorda comigo. Isso será feito assim que todos concordarem", disse Hill à agência. "Não posso dizer quando isso ocorrerá, mas acredito que provavelmente nas próximas duas semanas."

Coréia do Norte e do Sul, China, Estados Unidos, Japão e Rússia fazem parte das negociações --que tiveram início em 2003 para convencer Pyongyang a abandonar o desenvolvimento de suas armas nucleares.

O ministro japonês do Exterior, Taro Aso, afirmou hoje que a data mais provável para a volta das conversas é no começo de fevereiro, segundo a agência Kyodo. Em dezembro, a última rodada de conversas terminou sem conclusões significativas.

Na última semana, porém, três dias de reuniões entre Hill e o representante da Coréia do Norte, Kim Kye Gwan, prometem avanços significativos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Coréia do Norte
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página