Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/01/2007 - 10h10

Peruano está entre mortos de atentado em Israel

Publicidade

da Folha Online

Um peruano de 25 anos está entre os mortos do atentando suicida levado a cabo ontem na cidade de Eilat, no sul de Israel. Aparentemente, Israel Samolía trabalhava às vezes na padaria que foi palco da ação terrorista.

Samolía chegou a Israel em 2000, protegido pela Lei do Retorno, que permite a qualquer judeu em todo o mundo a se radicar no país e solicitar a nacionalidade israelense.

Nesta terça-feira, Israel respondeu à ação suicida com um ataque aéreo que destruiu um túnel no norte de Gaza. Apesar disso, autoridades israelenses informaram que planejam manter o cessar-fogo na região e que não responderão com uma ampla ofensiva militar ao atentado que matou três nesta segunda-feira.

Fontes políticas e militares ouvidas pelo jornal confirmaram que qualquer tipo de resposta das forças israelenses ao ataque deverá ser limitada. O principal motivo para a resposta tímida é que os ataques com foguetes Qassam contra alvos de Israel caíram nas últimas semanas.

Ontem, o premiê Ehud Olmert reuniu-se com o ministro da Defesa Amir Peretz e com autoridades da área da segurança para analisar possíveis represálias ao atentado.

A ação terrorista foi reivindicada pelo grupo terrorista Jihad Islâmico, que chegou a Israel pelo Sinai (Egito).

Algumas semanas atrás, Olmert autorizou que o Exército atacasse grupos terroristas que estivessem na iminência de lançar foguetes contra Israel. A ordem foi uma resposta às mortes de dois adolescentes em Sderot, após o lançamento de um foguete Qassam [de fabricação caseira].

Com agências internacionais

Leia mais
  • Veja imagens do ataque suicida contra padaria no sul de Israel
  • Veja cronologia dos mais recentes ataques suicidas ocorridos em Israel
  • União Européia condena atentado em Israel

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Israel
  • Leia o que já foi publicado sobre atentados suicidas
  • Leia o que já foi publicado sobre Eilat
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página