Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/02/2007 - 02h09

Raúl Castro diz que Fidel melhora e que "se informa de tudo"

Publicidade

da Efe, em Havana

O presidente provisório de Cuba, Raúl Castro, afirmou nesta quinta-feira (8) que o chefe de Estado, Fidel Castro, "está melhor a cada dia", que faz muito exercício e que "se informa sobre tudo".

"Fidel tem um telefone ao seu lado, está a par de todas as questões mais importantes, pergunta sobre tudo", disse Raúl Castro aos jornalistas após participar da inauguração da 16ª Feira Internacional do Livro.

31.jan.2007/Reuters
O ditador Fidel Castro (à esq.) aparece ao lado do presidente venezuelano Hugo Chávez
O ditador Fidel Castro (à esq.) aparece ao lado do presidente venezuelano Hugo Chávez
Vestido com roupas civis, sem a tradicional farda de general de Exército, Raúl Castro afirmou que seu irmão "tem um telefone ao lado, que usa bastante".

"Por sorte, não me chama muito. Telefona mais para Carlos Lage (vice-presidente) e Felipe Pérez Roque (ministro das Relações Exteriores)", brincou o irmão mais novo do presidente, que assumiu o comando do país em 31 de julho do ano passado, quando Fidel foi operado por causa de uma doença considerada "segredo de Estado".

No dia 30 de janeiro, a televisão cubana divulgou imagens de um encontro do comandante-em-chefe com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez. No vídeo, Fidel Castro apareceu com melhor aspecto do que nas imagens mostradas de 28 de outubro.

Em meados de janeiro, o jornal espanhol "El País" citou fontes do hospital Gregorio Marañón, de Madri, para afirmar que Castro apresentava um "quadro muito grave" devido a uma infecção intestinal e três cirurgias "fracassadas".

Mas o chefe do serviço de cirurgia do hospital, José Luis García Sabrido, afirmara dias antes, após visitar Fidel em Cuba, que "o estado de saúde do comandante cubano é bom" e que ele não tinha câncer nem uma "doença maligna".

O embaixador venezuelano em Cuba, Alí Rodríguez, disse nesta quinta-feira em Caracas que a saúde do presidente cubano "melhora progressivamente".

"O problema é que ele não podia ingerir alimentos, mas agora está comendo e por isso melhora significativamente", disse ele à emissora estatal "Venezolana de Televisión".

Leia mais
  • Embaixador venezuelano em Cuba diz que Fidel já ingere alimentos
  • Reaparição de Fidel não muda suspense 6 meses após seu afastamento
  • China anuncia pré-acordo sobre crise de Pyongyang
  • Ataque mata 8 supostos rebeldes; três americanos morrem no Iraque

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Fidel Castro
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página