Mundo
16/02/2007 - 12h59

Países africanos aderem a programa para compra de medicamentos

Publicidade
da Efe, em Cannes

Dirigentes de 17 países africanos aderiram nesta sexta-feira ao Fundo Internacional para a Compra de Medicamentos (Unitaid), no encerramento da 24ª Cúpula de Chefes de Estado da África e da França, realizada em Cannes.

Com as adesões, o Unitaid passa a contar, em 2007, com 61 membros e cerca de 300 milhões de euros (US$ 393 milhões) em recursos para projetos em cerca de 50 países.

O Fundo é uma iniciativa para que os países pobres tenham acesso a tratamentos baratos contra Aids, malária e tuberculose. Foi apresentado em setembro na ONU (Organização das Nações Unidas) por Brasil, Chile, França, Noruega e Reino Unido.

O programa funciona como uma espécie de "central mundial" para compra de medicamentos, de modo que possibilite a negociação de preços mais baixos na aquisição de grandes quantidades, disponibilizando remédios aos países menos desenvolvidos.

O Fundo é financiado basicamente por meio de uma taxa adicional em passagens aéreas ou por doações voluntárias.

Os 17 países que aderiram hoje poderão contribuir financeiramente e também serão beneficiados com tratamentos médicos de qualidade e remédios a preços mais baixos.

Na cerimônia de assinatura da adesão, o presidente francês, Jacques Chirac, um dos patrocinadores do projeto, afirmou que a luta contra as pandemias passa pela "mobilização nacional e pela solidariedade internacional", e disse ainda que a participação no Unitaid é "um ato político por um mundo mais justo".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre programa de medicamentos
  • Leia o que já foi publicado sobre países africanos
  • Leia o que já foi publicado sobre a ONU
  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca