Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/02/2007 - 11h31

Iraquianos protestam contra detenção de filho de líder xiita

Publicidade

da France Presse, em Najaf (Iraque)

Milhares de iraquianos xiitas protestaram neste sábado contra a detenção, por militares americanos, do filho de um de seus principais líderes, quando seu comboio retornava da fronteira com o Irã.

Ammar al Hakim, filho de Abdel Aziz Hakim, dirigente do Conselho Supremo da Revolução Islâmica no Iraque (CSRII), um dos principais partidos xiitas do país, foi detido nesta sexta-feira pelo exército americano na passagem fronteiriça de Mehran, permanecendo retido durante várias horas.

Mushtaq Muhammad /Reuters
Manifestantes apoiam (hoje) líder xiita Abdul Aziz al Hakim contra detenção de seu filho
Manifestantes apoiam (hoje) líder xiita Abdul Aziz al Hakim contra detenção de seu filho
O exército americano explicou que Hakim e alguns de seus seguranças foram detidos por terem agido de forma suspeita quando cruzaram a fronteira entre Irã e Iraque em um local geralmente usado por contrabandistas de armas.

"Sacrificaríamos nosso sangue por ti, Ammar", gritava a multidão reunida neste sábado em Kut, cidade xiita próxima à passagem fronteiriça de Mehran e reduto dos partidários de Hakim.

Em Najaf, a cidade santa xiita no centro do Iraque, milhares de manifestantes se dirigiram ao mausoléu do imã Ali, exigindo que os Estados Unidos peçam desculpas pela detenção de Hakim.

Tanto Hakim quanto seu pai são chamados de "Sayyid" --considerados descendentes do profeta Maomé. Seu partido é um dos pilares da coalizão de governo do primeiro-ministro Nuri Al Maliki.

Al Hakim afirmou ter permanecido nas mãos das forças americanas durante 11 horas. "Fiquei de olhos vendados. Foi um tratamento muito duro", relatou. "Como dignitário religioso, mereço respeito. Quando voltar a Bagdá, exigirei explicações à embaixada dos Estados Unidos", afirmou.

Segundo exército americano, "num primeiro momento, os membros do comboio não colaboraram com as forças da coalizão e mostraram comportamento suspeito".

Controle de fronteiras

As forças americanas e iraquianas intensificaram o controle da fronteira do país com o Irã. Os Estados Unidos acusam o Irã de introduzir ilegalmente armas no Iraque destinadas às milícias xiitas ilegais que enfrentam as tropas americanas.

"Em primeiro lugar, lamento a detenção", declarou o embaixador americano em Bagdá, Zalmay Jalilzad, em declaração à TV iraquiana traduzida ao árabe. "Não conhecemos as circunstâncias, estamos investigando, mas isso não significa falta de respeito com Abdel Aziz Al Hakim ou sua família", acrescentou.

O CSRII foi fundado pelo tio de Hakim, Mohammed Bakr al Hakim, em 1982, em Teerã, mantendo vínculos com o regime dos aiatolás, Al Hakim também tem sido cortejado pelos Estados Unidos, devido à importância como força moderada xiita no Iraque.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Ammar al Hakim
  • CSRII
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página