Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/03/2007 - 20h50

ONU suspende programa de assistência à Coréia do Norte

Publicidade

da Folha Online

O PNUD (Programa da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento) anunciou nesta segunda-feira a suspensão da assistência à Coréia do Norte em resposta às irregularidades na gestão dos programas por parte das autoridades de Pyongyang.

Esta é a primeira vez que o PNUD suspende suas operações em um país. Na Coréia do Norte, o órgão estava levando a cabo dezenas de projetos com verba de mais de US$ 4 milhões em áreas como a distribuição de alimentos e gestão econômica.

O porta-voz do PNUD, David Morrison, afirmou que a suspensão foi efetivada em 1º de março, mas as atividades humanitárias básicas seguirão sendo conduzidas pelo Programa Mundial de Alimentos (PMA) e pelo Fundo das Nações Unidas pela Infância (Unicef).

A suspensão ocorre depois que, em janeiro último, os Estados Unidos acusaram as autoridades norte-coreanas de desviar milhões de dólares em efetivos dos programas do PNUD a atividades relacionadas com seu programa nuclear.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, decidiu iniciar uma auditoria externa --ainda não concluída. O conselho administrativo do PNUD decidiu suspender os novos programas enquanto espera os resultados da investigação.

Crise nuclear

Após a crise internacional detonada pelo anúncio, em outubro último, do primeiro teste nuclear bem sucedido da Coréia do Norte, Pyongyang diz estar disposto a deixar de lado seu programa de produção de armas nucleares em troca de ajuda econômica e na área da segurança.

O diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (da ONU) planeja ir a Pyongyang em 13 de março, como parte de um acordo entre os seis países, dentro do qual a Coréia do Norte permitiu a retomada das inspeções dos especialistas da agência nuclear.

Durante a visita, o chefe da AIEA deve discutir os detalhes do acordo, como o fechamento de plataformas nucleares, a produção de plutônio e novas visitas de inspetores em abril.

Com Efe

Leia mais
  • Coréia do Norte aceita visita de agentes nucleares da ONU ao país
  • EUA lançam dúvidas sobre programa nuclear da Coréia do Norte
  • China, Japão e Coréia do Sul expressam inquietação sobre Coréia do Norte

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Coréia do Norte
  • Leia cobertura completa sobre a crise da Coréia do Norte
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página