Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/03/2007 - 19h40

ONU afirma que 20% das mulheres sofrem abuso sexual no mundo

Publicidade

da Ansa

Uma em cada cinco mulheres é vítima de abuso sexual antes de completar 15 anos de idade em todo o mundo, afirmou nesta quarta-feira a Organização Mundial de Saúde (OMS). "Isso leva a nefastas conseqüências no campo da saúde em anos subseqüentes', afirma em um comunicado a diretora-geral da OMS, Margaret Chan. A OMS é a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) especializada em saúde.

A revelação sobre o alto índice de violência contra mulheres chega na véspera do Dia Internacional da Mulher (8 de março).

"A violência exercida pelo companheiro sexual é a forma de violência mais difundida na vida das mulheres, mais que as agressões ou estupros cometidos por estranhos", completou Chan. Ela também disse que as necessidades femininas em questões de saúde "não possuem a atenção que merecem".

A cada ano, mais de um milhão de mulheres morreram por complicações ligadas à gravidez e ao parto, e o número permanece praticamente o mesmo nos últimos 20 anos.

Fazendo coro às declarações de Chan, a chefe do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, Anne Louise Arbour, afirmou que "a violência contra as mulheres foi definida com o justo título de 'crime mais comum e menos castigado no mundo'".

Leia mais
  • Haiti registra ao menos 50 estupros de mulheres durante Carnaval
  • Cresce violência contra mulheres no Iraque, Afeganistão e Somália

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre violência contra mulheres
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página