Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/03/2007 - 14h42

Colômbia desvenda plano terrorista contra a visita de Bush

Publicidade

da Efe, em Bogotá

As autoridades da Colômbia descobriram planos de atentados terroristas que seriam cometidos durante a visita que o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, fará a Bogotá no domingo (10), disse o general Jorge Daniel Castro, diretor da polícia.

Castro disse aos jornalistas que os planos foram descobertos graças à interceptação de comunicações de grupos guerrilheiros não-identificados, mas não esclareceu quais seriam os possíveis alvos dos ataques mencionados.

"Ouvimos algumas ordens dadas pelos criminosos para realizar atos que alterem a ordem, mas estamos trabalhando para neutralizá-los", disse o oficial.

"A idéia é que o plano que elaboramos e estamos executando há oito dias seja suficientemente eficaz para resistir aos terroristas, e que não passe absolutamente nada", afirmou Castro.

O general disse que a capital colombiana será protegida por mais de 20 mil efetivos das Forças Armadas da Colômbia e será "blindada" para a visita do chefe de Estado americano.

O oficial falou sobre os planos de segurança após participar da Segunda Cúpula da Comunidade Latino-Americana e do Caribe de Inteligência Policial, que começou em Bogotá com a participação de oficiais de 20 países.

As autoridades policiais colocam em prática desde o fim de semana um amplo dispositivo de segurança nas estradas e avenidas de Bogotá, que inclui operações permanentes para revistar os veículos.

Além disso, na semana passada, chegou a Bogotá um destacamento de agentes de vários órgãos de segurança dos EUA.

Na quarta-feira, um grupo de estudantes da Universidade Nacional da Colômbia, a maior do país, entrou em confronto com a polícia em frente à sede da faculdade e, depois, grupos opositores queimaram bandeiras americanas na praça de Bolívar, no centro da cidade.

Bush chegará a Bogotá no domingo para uma visita de seis horas. O chefe de governo americano já terá passado pelo Brasil e pelo Uruguai, e depois viajará à Guatemala, terminando sua viagem no México.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Colômbia
  • Leia o que já foi publicado sobre George W. Bush
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página