Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/03/2007 - 12h09

Após visita ao Brasil, Bush chega a Montevidéu nesta noite

Publicidade

da Ansa, em Montevidéu

O presidente americano, George W. Bush, chegará nesta noite ao Uruguai, horas depois de organizações políticas, sindicais e sociais realizarem no centro de Montevidéu manifestações contra sua visita ao país.

Bush chegará a Montevidéu às 21h35 (20h35 de Brasília), pernoitará no Hotel Radisson, na Plaza Independencia, a mais importante da capital, e no sábado pela manhã irá à estância presidencial de Anchorena, no Departamento de Colonia, 200 quilômetros a oeste da capital, onde será recebido pelo presidente uruguaio, Tabaré Vázquez.

Os dois presidentes farão uma reunião de trabalho, da qual também participarão sete ministros uruguaios e sete secretários e altos funcionários norte-americanos --entre eles a secretária de Estado, Condoleezza Rice.

Fontes oficiais afirmaram na terça-feira (6) que a pauta do encontro inclui a questão dos direitos de propriedade intelectual sobre software e medicamentos, aspecto que faz parte no acordo bilateral de comércio assinado pelos dois países em janeiro.

O governo uruguaio pedirá aos Estados Unidos a abertura de seu mercado para a produção têxtil, de carne e de arándanos [fruta regional], entre outros produtos. O Uruguai também quer se incorporar à produção de combustíveis alternativos, sobre o qual os Estados Unidos e o Brasil assinaram um acordo nesta sexta-feira em São Paulo.

Após a reunião, Vázquez servirá Bush com um churrasco de cordeiros especiais.

Uma vez finalizadas as atividades em Anchorena, Bush e sua comitiva retornarão a Montevidéu para participar, a partir das 18h (19h de Brasília), de uma recepção na residência do embaixador norte-americano no Uruguai, Frank Baxter, no elegante bairro de Parque Batlle, a 5 minutos do centro da capital --com a presença de autoridades uruguaias, empresários e dirigentes da Câmara de Comércio Uruguai-Estados Unidos.

Protestos

Organizações políticas, sindicais e sociais que são contra a presença de Bush no Uruguai organizaram para esta tarde três passeatas, duas delas no centro de Montevidéu e outra nas proximidades da estância de Anchorena.

A central sindical PIT-CNT convocou uma marcha na região central de Montevidéu, às 18h (17h de Brasília), mobilização à qual aderiram o Movimento de Participação Popular, o Partido Comunista, a Vertiente Artiguista e o Compromiso Frenteamplista, integrantes da coalizão governista de esquerda Frente Ampla, além das coordenadorias das bases.

A Mesa Política da Frente Ampla decidiu na segunda-feira (5) não convocar mobilizações, mas liberou os militantes para participar.

A Plaza Independencia e arredores foi blindada nesta manhã, devido à presença de Bush no Hotel Radisson, onde ficará até domingo (11) de manhã.

Os acessos estão fechados. Os vizinhos e as pessoas que trabalham na região devem ser acompanhados por um policial, e não é permito o acesso de veículos.

As ruas centrais mostram também um incomum número de policiais, patrulheiros, carros de bombeiros e ambulâncias. Aviões uruguaios e norte-americanos fazem vigilância permanente do espaço aéreo de Montevidéu e as imediações do aeroporto internacional de Carrasco, perto da capital, estão fechadas para o trânsito.

De hoje a domingo está proibido o estacionamento de automóveis na avenida à beira-mar de Montevidéu, por onde circularão Bush e sua comitiva.

Leia mais
  • Manifestantes protestam no país contra Bush; cinco ficam feridos em SP
  • Chávez lidera ato contra Bush na Argentina
  • Chegada de Bush altera rotina de hotel em SP; Exército vistoria região
  • Segurança de Bush envolve vigilância e acompanhamento de troca de lençóis

    Especial
  • Ao vivo: confira em tempo real a movimentação envolvendo a chegada de Bush
  • Leia cobertura completa sobre a visita de Bush ao Brasil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página