Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/03/2007 - 11h33

Marinha do Irã realiza exercícios de guerra no golfo Pérsico

Publicidade

da Folha Online

A Marinha do Irã iniciou mais de uma semana de jogos de guerra no golfo Pérsico nesta quinta-feira, usando submarinos e pequenas embarcações com lançadores de mísseis, informou a rede de TV estatal iraniana.

Os exercícios são os mais recentes de uma série de manobras realizadas pelos militares iranianos no golfo.

A TV disse que os exercícios realizados pelas forças navais iranianas mostraram "poder de defesa para proteger o golfo Pérsico". Os exercícios devem durar até 30 de março.

"O objetivo desses jogos de guerra é preparar para enfrentar qualquer tipo de ameaça e aumentar a capacidade de combate", disse o comandante Sajjad Kouchaki à rádio estatal.

Kouchaki disse que as manobras estão acontecendo ao longo de toda a costa iraniana.

Especialistas vêem os exercícios como uma demonstração de força em uma área estratégica por onde passam 40% do petróleo mundial. Também afirmaram que as manobras buscam deter qualquer possível ataque americano contra a república islâmica.

Washington, que acusa Teerã de querer construir bombas atômicas, disse que quer uma solução diplomática para a crise nuclear iraniana, mas não descarta o uso da força.

O Irã, que insiste que seus programas nucleares são pacíficos, alertou que irá atacar interesses americanos na região caso sofra um ataque.

Os exercícios militares envolveram equipamentos fabricados no Irã, informou a TV. Em manobras anteriores, o país realizou testes com o que chamou de sistemas avançados de mísseis caseiros.

Especialistas afirmam que o Irã raramente dá detalhes suficientes para determinar precisamente a capacidade do equipamento mostrado. Algumas das armas, como mísseis, são freqüentemente versões modificadas de equipamento importado, afirmaram os analistas.

Embora a tecnologia iraniana não se equipare à dos EUA, analistas dizem que o país poderia causar problemas no golfo Pérsico.

Com Reuters

Leia mais
  • Irã poderá seguir via ilegal na área nuclear, diz aiatolá
  • Irã responderá com toda a força às ameaças, diz aiatolá Khamenei
  • Rússia pode negar combustível caso Irã não largue programa nuclear

    Especial
  • Leia cobertura completa no especial Risco Nuclear
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página