Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/03/2007 - 22h45

Gripe aviária mata mais duas pessoas na Indonésia

Publicidade

da Folha Online

Mais duas pessoas morreram de gripe aviária na Indonésia, informou nesta quarta-feira o ministro da Saúde indonésio (a Indonésia está dez horas à frente do horário de Brasília), elevando o número de mortes pela doença no país para 68.

"Testes locais nos dois pacientes tiveram resultado positivo", disse o ministro Nyoman Kandun, confirmando as mortes pelo vírus H5N1, causador da gripe aviária.

As vítimas eram uma mulher de 22 anos, que morreu no último sábado na cidade de Palembang, em Sumatra, e um homem de 40 anos, que morreu nas primeiras horas desta quarta-feira (ainda terça-feira em Brasília) em Surabaya, capital de East Java.

A gripe aviária já matou ao menos 169 pessoas desde que começou a arrasar populações de aves domésticas na ásia em 2003. A Indonésia é o país mais atingido pelo vírus H5N1, segundo informações da Organização Mundial de Saúde.

Diferentemente da gripe normal, que provoca infecções no aparelho respiratório, a gripe aviária segue um curso clínico que se caracteriza por uma deterioração rápida e morte na maioria dos casos, causando pneumonia viral e falência múltipla dos órgãos.

Em seres humanos, a gripe aviária se caracteriza pelos seguintes sintomas: febre, tosse, dor de garganta e muscular [que aparecem também em gripes normais], conjuntivite, pneumonia, dificuldade de respiração, pneumonia viral e outras complicações severas que ameaçam a vida do doente.

A maioria dos casos em humanos estão ligados a contatos com aves doentes. Especialistas temem, no entanto, que o vírus possa sofrer mutações e se tornar mais apto para ser transmitido entre pessoas, o que poderia levar a uma pandemia.

Leia mais
  • Entenda como o vírus age no corpo humano
  • Vírus da gripe aviária pode sofrer mutação e causar pandemia

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre a gripe aviária
  • Veja mapa dos países atingidos pela gripe aviária
  • Leia o que já foi publicado sobre a gripe aviária
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página