Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/04/2007 - 16h08

Após desbloqueio, EUA pressionam Coréia do Norte a cumprir prazo

Publicidade

da Folha Online

Os Estados Unidos confirmaram o desbloqueio dos US$ 25 milhões da Coréia do Norte que estavam congelados em um banco em Macau, e pressionaram Pyongyang a cumprir o prazo para o fechamento de seu reator nuclear, que expira no sábado (14).

A Coréia do Norte poderá retirar amanhã os fundos que ficaram congelados durante 19 meses, que até agora paralisaram sua desnuclearização, segundo fontes sul-coreanas citadas pela agência de notícias Yonhap.

O governo norte-coreano deixou claro que só iria fechar seu principal reator nuclear caso os recursos congelados no Banco Delta Asia (BDA) de Macau fossem liberados.

Segundo um acordo internacional selado há dois meses para dar fim ao programa nuclear de Pyongyang, a Coréia do Norte tem até o próximo sábado (14) para suspender seu programa de produção de armas atômicas e começar a fechar sua plataforma nuclear em Yongbyon.

O pacto, fechado em 13 de fevereiro entre as duas Coréias, a China, o Japão, a Rússia e os Estados Unidos, dava Pyongyang um prazo de 60 dias para o fechamento da usina. Em troca, os países se comprometeram a enviar ajuda econômica e energética à Coréia do Norte.

Um porta-voz do Banco Delta Asia confirmou a liberação dos fundos. "Nós lidaremos com os recursos de acordo com a disposição de nossos clientes", afirmou Joe Wong. "Se nossos clientes quiserem retirar o dinheiro, eles poderão fazer o que acharem melhor", acrescentou.

Os fundos foram congelados em 2005, depois que os EUA acusaram o banco de envolvimento com lavagem de dinheiro e outros crimes financeiros. No final de março, insatisfeita porque os recursos em Macau ainda não haviam sido liberados, a Coréia do Norte abandonou uma reunião entre seis partes a respeito de seu programa nuclear.

"Nós aprovamos a medida [das autoridades de Macau] e pensamos que ele é justo, e que agora é hora de voltar à desnuclearização", afirmou Christopher Hill, negociador americano para a questão norte-coreana, à imprensa em Seul. "Isto é exatamente o que eles [a Coréia do Norte] queriam, que era deixar a contas do BDA livres para movimentação", disse.

O Departamento de Estado americano admitiu, no entanto, que cumprir o fechamento de Yongbyon até o próximo sábado não será tarefa fácil para o governo de Pyongyang. "Eu sei que haverá questões técnicas que podem impedir que isso seja feito com segurança", afirmou o porta-voz Sean McCormack.

"Nós veremos em que ponto estaremos no sábado. Mas acreditamos que todos devem se esforçar para cumprir o prazo de 60 dias", acrescentou.

Leia mais
  • Coréia do Norte poderá retirar amanhã fundos congelados em Macau
  • Coréia do Sul e EUA mantêm compromisso com acordo multilateral
  • Japão critica postura de Pyongyang em diálogo sobre desnuclearização
  • Diálogo sobre Coréia do Norte termina sem avanço; Rússia culpa EUA
  • Coréia do Sul anuncia retomada de ajuda humanitária à Coréia do Norte

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Macau
  • Leia cobertura completa sobre a crise da Coréia do Norte
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página