Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/10/2000 - 08h39

Bush e Gore concordam com a pena de morte

Publicidade

da France Presse
em Saint Louis (Missouri, EUA)

O democrata Al Gore e o republicano George W Bush concordaram na noite ontem, durante seu último debate presidencial pela TV, que a pena de morte é uma maneira eficaz para dissuadir os criminosos.

O governador republicano do Texas, onde ocorrem cerca de 50% das execuções realizadas nos Estados Unidos este ano, disse durante o debate que não estava orgulhoso com este recorde, mas que estava orgulhoso com a queda da criminalidade em seu Estado.

Bush agregou que é seu dever tomar as "decisões difíceis", e que entre estas decisões, as mais difíceis referem-se a pena de morte.

O governador disse que adota as suas decisões sobre os pedidos de comutação em função de dois parâmetros: se o condenado é culpado e se foram esgotados todos os recursos judiciais.

Bush disse que apoia a pena de morte não por seu aspecto de vingança, mas porque a medida "salva vidas"'.

O vice-presidente Gore, que se manteve durante a campanha presidencial muito discreto em relação ao assunto, disse que também apoia a pena de morte, mas quando aplicada com extrema prudência, para evitar qualquer erro judicial.

"Apóio a pena de morte para os crimes mais graves (....) Sei que é uma opinião polêmica, mas penso que a pena de morte pode ser uma medida dissuasiva."

Só este anos, 70 pessoas foram executadas nos Estados Unidos, sendo 33 nos Texas.

  • Leia mais no especial Eleições nos EUA

    Leia mais notícias da France Presse na Folha Online

    Leia mais notícias internacionais na Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página