Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/04/2007 - 09h00

Irã diz que discutirá "novas idéias" para resolver impasse nuclear

Publicidade

da Efe, em Ancara

O principal negociador da questão nuclear do Irã, Ali Larijani, disse nesta quarta-feira ao chegar a Ancara que discutirá "novas idéias" para solucionar o caso com o responsável da Política Externa da União Européia (UE), Javier Solana. Segundo Larijani, o processo de negociação foi interrompido pelas condições "irracionais" da comunidade internacional.

Larijani se referia à exigência do Conselho de Segurança da ONU de o Irã suspender totalmente seu programa de enriquecimento de urânio.

"Agora há novas idéias. Eles vão apresentá-las a nós, por isso estamos aqui", disse o alto funcionário iraniano. A primeira reunião com Solana em dois meses está prevista para a tarde de hoje, indicaram meios de comunicação locais, que citaram fontes diplomáticas.

Larijani afirmou que o programa nuclear do Irã cumpre as regras do Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP) e o estabelecido pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), além de aceitar as inspeções rotineiras dos especialistas da ONU.

"Não vejo que tenhamos feito nada de mal neste assunto", disse Larijani, acrescentando que os problemas são de natureza política e que um confronto não servirá a ninguém.

Larijani almoçará neste quarta-feira com o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, antes de encontrar-se com Solana.

Segundo a rede NTV, o funcionário iraniano tomará café da manhã com Solana e com o ministro de Exteriores turco, Abdullah Gul, amanhã.

Especial
  • Leia a cobertura completa sobre o programa nuclear iraniano
  • Leia o que já foi publicado sobre o Irã
  • Leia o que já foi publicado sobre Ali Larijani
  • Leia o que já foi publicado sobre a UE
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página