Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/04/2007 - 22h15

Solana pede aos EUA que abram "canal de comunicação" com Irã

Publicidade

da France Presse, em Bruxelas

O chefe da diplomacia da União Européia (UE), Javier Solana, exortou nesta sexta-feira os Estados Unidos a "abrir um canal de comunicação" com o Irã sobre todos os assuntos, inclusive o nuclear.

"Penso que seria válido que os Estados Unidos abrissem um canal de comunicação com o Irã", disse Solana, após conversar com o principal negociador iraniano sobre o tema nuclear, Ali Larijani.

"Devemos saber agora até que ponto os Estados Unidos estão dispostos a se envolver", destacou Solana, anunciando que discutirá a questão nuclear iraniana com os americanos durante o encontro UE-EUA, previsto para a próxima segunda-feira (30), em Washington.

Estados Unidos e Irã romperam suas relações diplomáticas em 1980, após a invasão da embaixada americana em Teerã por estudantes iranianos radicais.

O subsecretário de Estado americano encarregado dos Assuntos Europeus, Dan Fried, também presente na conferência em Bruxelas, disse a Solana não estar em posição de anunciar "uma mudança de comportamento na política" americana em relação ao Irã.

"A questão da tática a adotar será discutida entre [a secretária de Estado] Condoleezza Rice e Solana nos próximos dias", desconversou.

Especial
  • Leia a cobertura completa sobre o programa nuclear iraniano
  • Leia o que já foi publicado sobre o Irã
  • Leia o que já foi publicado sobre Ali Larijani
  • Leia o que já foi publicado sobre a UE
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página