Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/04/2007 - 09h26

Terremoto atinge sudeste da Inglaterra e deixa milhares sem energia elétrica

Publicidade

da Efe, em Londres
da Folha Online

Um terremoto de pelo menos 4,3 graus de intensidade na escala Richter atingiu várias áreas do Condado de Kent, no sudeste da Inglaterra, e deixou milhares sem energia elétrica. O tremor, que ocorreu às 8h18 (5h18, em Brasília) e durou apenas alguns segundos, provocou alguns danos estruturais em paredes e chaminés de algumas casas. O Corpo de Bombeiros informou ter recebido mais de uma centena de chamadas para atender vários incidentes. A polícia, no entanto, não reportou imediatamente baixas ou feridos.

O Observatório Geológico Britânico informou que se trata do terremoto de maior intensidade desde o registrado em Dudley, na região de West Midlands, centro-oeste da Inglaterra, em 2002.

Especialistas fornecem diferentes estimativas para o terremoto. O U.S. Geological Survey aponta uma medição de 4,7 graus (Richter), enquanto o Observatório Britânico estima 4,3 graus.

O tremor derrubou postes de energia e afetou milhares de residências, mas a companhia de energia elétrica afirmou que o serviço já foi restaurado para os usuários nas áreas de Folkestone e Dover. Após o incidente, os residentes locais deram depoimentos às estações de TV locais.

"[O terremoto] me acordou. Foi como uma explosão e meu quarto começou a sacudir para trás e para frente. Foi uma sacudida bem violenta", contou Alison Reiney à Sky News.

A testemunha Lorraine Muir afirmou que chaminés desabaram, o fornecimento de gás e eletricidade foi cortado e que as pessoas foram evacuadas de suas casas pelo Exército da Salvação. "Nós fomos evacuados. Não temos nem gás nem eletricidade no momento. Está um caos aqui", ela disse.

Especial
  • Entenda os terremotos e como eles afetam o planeta
  • Leia o que já foi publicado sobre terremotos
  • Veja as causas de terremotos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página