Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/04/2007 - 09h10

Operação dos EUA mata 130 supostos talebans no Afeganistão

Publicidade

da Folha Online

Uma operação das forças de coalizão lideradas pelos Estados Unidos no Afeganistão deixou ao menos 130 supostos talebans mortos, informou o Exército nesta segunda-feira. Milhares de afegãos foram às ruas em protesto, dizendo que muitas vítimas eram civis.

Os supostos rebeldes foram mortos em dois confrontos separados, na Província de Herat (oeste), segundo um comunicado do Exército dos EUA.

Os dois combates ocorreram na região do vale Zerkoh, ao sul do distrito de Shindand.

Ao menos 87 supostos talebans morreram neste domingo após 14 horas de confrontos.

Outros 49 rebeldes morreram dois dias antes, depois que um grupo Taleban disparou contra uma força conjunta dos EUA e das tropas afegãs em outra região do vale.

De acordo com o comunicado, um soldado americano morreu nos confrontos.

A violência se acirrou no Afeganistão nas últimas semanas. Em 2006, o anos mais violento desde a invasão do país, em 2001, ao menos 4.000 pessoas morreram em confrontos.

Milhares foram às ruas de Shindand para protestar contra a violência que, segundo os manifestantes, deixou muitas vítimas civis. Ao menos 20 pessoas ficaram feridas durante a manifestação devido a confrontos com a polícia.

O protesto ocorre um dia depois de um ato na Província de Nangahar (leste), também devido a mortes de civis por forças da coalizão e tropas afegãs.

A milícia Taleban, que controlava 90% do Afeganistão antes de ser deposta pela invasão da coalizão liderada pelos EUA, em 2001, intensificou os ataques nas últimas semanas, principalmente nas regiões sul e leste do país, consideradas as mais violentas.

No entanto, Províncias do norte afegão, como Herat, também vêm sendo alvo de violência.

Com Reuters e Associated Press

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Afeganistão
  • Leia o que já foi publicado sobre o Taleban
  • Leia o que já foi publicado sobre o Exército dos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página