Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/05/2007 - 02h30

Leia trechos do discurso da vitória de Nicolas Sarkozy

Publicidade

da Folha de S.Paulo

No último domingo, o novo presidente francês, Nicolas Sarkozy, obteve 53,06% dos votos contra 46,94% para a socialista Ségolène Royal, segundo os resultados definitivos do ministério do Interior (que não inclui os franceses que votaram no exterior).

Confira a seguir trechos do discurso da vitória de Nicolas Sarkozy:

Orgulho

"Ao falar a vocês nesta noite, em um momento que todos compreenderão ser excepcional na vida de um homem, sinto imensa, sincera e profunda emoção.

Desde minha juventude, sinto imenso orgulho por pertencer a uma grande, antiga e bela nação. Amo a França como amaria a alguém que me é caro e me deu tudo que tenho. Agora é minha vez de retribuir à França o que ela me deu.

Ségolène Royal e adversários

"Eu também gostaria de mencionar a senhora Royal. Gostaria de afirmar que tenho respeito por ela e por suas idéias, nas quais tantos franceses se viram refletidos. Respeitar a senhora Royal é respeitar os milhões de franceses que votaram nela. Um presidente da república deve servir a todo o povo francês.

Portanto, gostaria de afirmar que todas as pessoas que não votaram em mim estão nos meus pensamentos, e digo a elas que, para além do embate político e das diferenças de opinião, existe apenas uma França, para mim.

Digo a elas que serei o presidente de todos os franceses, que falarei em nome de cada um deles. O povo francês (...) optou por romper com as idéias e hábitos do passado. Eu reabilitarei o trabalho, a autoridade, a moralidade, o respeito, o mérito. Restaurarei a honra da nação e a identidade nacional. Recriarei nos franceses o orgulho pela França, e porei fim à penitência que é uma forma de auto-rejeição, e à disputa quanto à memória que alimenta o ódio por outros.

O povo francês escolheu a mudança. Eu promoverei a mudança porque é este o mandato que recebi do povo e porque é disso que a França precisa, mas o farei com todos os franceses, e o farei no espírito da união e da irmandade. Eu o farei sem que qualquer pessoa se sinta excluída ou esquecida. Eu o farei com o objetivo de que cada pessoa encontre seu lugar em nossa república.

Os feridos, os desgastados pela vida, devem saber que não foram abandonados, que serão ajudados e serão resgatados.

Aqueles que sentem que não têm como escapar, não importa o que façam, devem ficar seguros de que não serão deixados de lado e terão as mesmas chances que os demais.

Conclamo todos os franceses, para além de suas crenças e de suas origens, que se unam a mim de modo que a França possa começar a avançar de novo. Apelo a todos que não se permitam aprisionar na intolerância e no sectarismo, mas sim que se abram àqueles que têm idéias diferentes, àqueles que têm diferentes convicções.

Europa

"Quero lançar um apelo aos nossos parceiros europeus, aos quais o nosso destino está estreitamente ligado. Dizer-lhes que defendi a integração européia por toda a vida, que acredito firmemente na construção da Europa e que, de hoje em diante, a França está de volta à Europa.

Mas peço aos meus parceiros europeus que ouçam a voz do povo, que deseja ser protegido. Peço aos nossos parceiros europeus que não ignorem a ira das pessoas que não vêem a União Européia como proteção, mas sim como um Cavalo de Tróia que abriga todas as ameaças de um mundo em mutação.

Estados Unidos

"Desejo lançar um apelo aos nossos amigos norte-americanos e dizer-lhes que podem contar com nossa amizade nas tragédias da História, que enfrentamos juntos. Quero lhes dizer que a França sempre estará ao lado deles quando de nós precisarem. Mas quero lhes dizer igualmente que amizade significa aceitar que os amigos possam agir de maneira diferente, e que uma grande nação como os Estados Unidos tem o dever de não obstruir a luta contra o aquecimento global, mas, pelo contrário, deveria assumir a liderança nesse esforço, porque é o futuro de toda a humanidade que está em jogo. A França fará desse combate seu primeiro combate.

Mediterrâneo

"Desejo lançar um apelo a todos os povos mediterrâneos e lhes dizer que a região mediterrânea será essencial, que teremos de superar todos os obstáculos a fim de abrir espaço ao importante sonho da paz e ao importante sonho da civilização.

Quero lhes dizer que chegou a hora de construir uma união do Mediterrâneo, a qual serviria de elo entre Europa e África. O que fizemos para unir a Europa há 60 anos deve ser feito agora pela união do Mediterrâneo.

África

"Quero lançar um apelo a todos os africanos, um apelo fraterno para dizer à África que desejamos ajudá-la, ajudá-la a superar a doença, a fome, a pobreza, e a viver em paz.

Quero dizer que decidiremos juntos sobre uma política de imigração controlada e uma ambiciosa política de desenvolvimento.

Mulheres

"Quero lançar um apelo a todas as pessoas do mundo que acreditam nos valores da tolerância, liberdade, democracia e humanismo.

A todos aqueles que são perseguidos pela tirania e pela ditadura, a todas as crianças do mundo, às mulheres maltratadas do mundo, desejo dizer que o orgulho e o dever da França serão o de estar a seu lado.

A França estará ao lado das enfermeiras líbias encarceradas há oito anos.

A França não abandonará Ingrid Betancourt.

A França não abandonará as mulheres forçadas a usar a burka.

A França não abandonará as mulheres que não têm liberdade.

A França estará do lado dos povos oprimidos.

Esta é a mensagem da França, a identidade da França, a História da França."

Tradução de PAULO MIGLIACCI

Leia mais
  • Empresários contribuirão "com entusiasmo" à gestão de Sarkozy
  • França registra participação recorde em segundo turno de eleição
  • Veja as principais propostas do conservador Nicolas Sarkozy
  • Eleição pode decidir destino da esquerda na França, diz especialista

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Nicolas Sarkozy
  • Leia cobertura completa sobre a eleição na França
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Fogão Fogão Encontre o perfeito para você, a partir de R$ 256,41

    Notebook Notebook Trabalhe, estude, jogue, a partir de R$ 769,00

    Celulares | Tênis | Mais...

    Voltar ao topo da página